Um dos hackers mais conhecidos e procurados pela polícia foi preso nessa semana depois de muito tempo de busca.
A Europol, polícia internacional europeia, anunciou que conseguiu prender um "gênio do cibercrime", nas suas próprias palavras, líder de uma quadrilha que conseguiu roubar mais de $1,2 bilhão de dólares em diversos esquemas e golpes.
O suspeito foi preso pela polícia da Espanha, depois de uma ação de cooperação internacional que juntou autoridades de diversos países, como da Romênia, Rússia, Taiwan e até mesmo o próprio FBI americano.
A operação aconteceu em Alicante, na Espanha, e resultou na prisão do líder dessa quadrilha.
O grupo em questão se uniu em 2013 e começou a usar diversos esquemas para lucrar com golpes na Internet.
O primeiro golpe aconteceu em 2013 usando o vírus Anunak, muito conhecido. Com golpes de phishing (quando o hacker envia algum e-mail falso para conseguir "pescar" os dados de acesso bancário das pessoas) os hackers roubavam credenciais de funcionários de bancos e passavam a controlar servidores de caixas eletrônicos.
Com esse acesso remoto, os criminosos podiam controlar os caixas eletrônicos a distância para emitir notas que seriam coletadas pelos comparsas ou mesmo fazer transferências entre duas contas de um mesmo banco.
De posse do dinheiro roubado, o grupo comprava e vendia criptomoedas para lavar o dinheiro e passar a utilizar a grana de "maneira legal" pelo mundo.
No total, mais de $1,2 bilhão foram roubados, o que daria algo como R$ 3,78 bilhões na conversão direta atual.
A operação aconteceu em diversos países do mundo. Foram mais de 100 bancos vítimas da operação em 40 países pelo planeta.
A Europol não divulgou o nome do líder que pensou nesse golpe e controlou toda a operação. No relatório da agência também não consta se outros membros da quadrilha também foram presos e quem seriam eles.
Seja como for, um dos maiores hackers do planeta foi preso no momento, deixando mais seguro a movimentação financeira em diversos países pelo mundo.
E aí, o que você achou da notícia? Inteligente o golpe dos hackers, não é mesmo? Ainda bem que a polícia conseguiu responder à altura.