As notícias falsas são um dos grandes maus da década. Por isso que surgem cada vez mais tecnologias e alternativas anti-fake news em todos os lugares. Quem entrou nessa onda agora foi a Wikipedia. Ou melhor: um dos fundadores da Wikipedia.
Jimmy Wales, que ajudou a criar a enciclopédia colaborativa em 2001, anunciou agora que vai criar um site chamado Wikitribune, focado na batalha contra as fake news. O projeto vai ajudar jornalistas, e a população em geral, a determinar se uma notícia é falsa ou não antes de publicar a informação.
A ideia é evitar que hoaxes se proliferem em sites de respeito e também diminuir seu impacto ao popularizar a Wikitribune entre a população em geral, para que as pessoas passem a acreditar menos nesse tipo de coisa.
O projeto será feito em colaboração aberta entre profissionais de vários segmentos diferentes, incluindo jornalistas, e o site contará com pelo menos cinco jornalistas pagos, com verba já levantada para isso.
A ferramenta será bem parecida com a Wikipedia, para facilitar a utilização e popularização do Wikitribune.
Jimmy Wales revelou que o Wikitribune será um site de notícias feito pelo povo e para o próprio povo. Porém, pelo menos no começo, ele só estará disponível em inglês e provavelmente tratando notícias no mesmo idioma nos EUA, Reino Unido e outros assuntos de projeção global.
O conteúdo do site contará com transcrições completas de notícias, vídeos e áudios reais.
O fundador do Wikitribune afirmou que o projeto será o primeiro em que jornalistas e cidadãos vão trabalhar lado a lado para escrever histórias e editando-as em tempo real. Além disso, a comunidade deverá se unir ao redor do site para contribuir com uma checagem permanente dos fatos em tempo real.
Por enquanto, não há data para o lançamento do Wikitribune. Esperamos que seja um grande sucesso na sua versão em inglês e que logo o site ganhe uma versão brasileira também.
E aí, o que você achou da novidade? Considera que essas medidas anti-fake news são essenciais para o andamento da democracia? Conte sua opinião pra gente utilizando os campos de comentários abaixo!