Será que você vai se casar ou não esse ano? Será que corre algum risco de vida ou de ser assaltado? Quais são as suas chances de você experimentar alguma droga ilícita? Uma ferramenta tecnológica promete responder essa e outras questões e ainda prever seu futuro online.
O site Predictive World foi montado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em parceria com a Ubisoft, desenvolvedora do game Watch Dogs 2.
A ferramenta faz parte da campanha de marketing do jogo e tenta simular o funcionamento de um dos elementos do game.
No mundo de Watch Dogs, existe um sistema de computador capaz de prever crimes que vão acontecer no mundo do jogo. O sistema utiliza de várias informações privadas das pessoas para fazer essa previsão e acaba permitindo que pessoas mal intencionadas possam utilizar essas informações para espionar e ganhar dinheiro.
Agora, a Ubisoft e a Universidade de Cambridge desenvolveram essa ferramenta para tentar simular como seria o uso de Big Data para prever o futuro das pessoas.
Ao entrar no site, você será pedido para fazer login com seu Facebook e, a partir disso, a plataforma usará suas informações públicas (e discuso) e combinar esses dados com as informações demográficas de onde você mora para tentar criar um perfil sobre você e fazer previsões sobre o futuro.
A plataforma vai tentar, por exemplo, prever qual a sua altura e peso (com uma taxa de acerto impressionante) e utilizar essas informações para prever vários elementos sobre a sua vida, como quando você irá morrer, chances de morrer nesse ano, chances de ser assaltado e outras informações.
Como não se trata de uma previsão REAL, algumas informações podem estar erradas e o sistema pedirá que você ajuste essas informações para obter uma previsão mais acertada. Obviamente, é tudo uma grande brincadeira – ou não. Afinal, o sistema REALMENTE usa um algoritmo e Big Data para fazer essas previsões.
No game Watch Dogs 2, o jogador entra na pele de Marcus, um jovem americano negro que vive na cidade de São Francisco e que é erroneamente marcado pelo sistema do game como um “criminoso em potencial”. Se sentindo injustiçado, Marcus entra para um grupo de hackers para lutar contra o sistema e expor aqueles que lucram e se beneficiam da invasão de privacidade das pessoas.
O jogo já está disponível no Brasil para PC, PS4 e Xbox One.