O aplicativo Messenger, do Facebook, está preparando uma nova plataforma chamada Instant Games, que vai permitir que seus usuários joguem alguns games mais leves em competições contra seus amigos.
Quem usava o lendário MSN Messenger deve se lembrar dos joguinhos que o aplicativo disponibilizava, como um jogo de damas, por exemplo. O Instant Games vai funcionar do mesmo modo.
Atualmente, já existe até mesmo um game sendo testado: o Shuffle Cats Mini, desenvolvido pela King, mesma produtora de Candy Crush Saga.
No momento, o game só está disponível para a Nova Zelândia.
O Instant Games é apenas mais uma iniciativa do Facebook para entrar de vez na área de jogos. Além do domínio da realidade virtual dentro da rede social, a empresa ainda tem criado diversas plataformas como a Gamesroom, para unir os jogos ao público que o Facebook já tem.
Através do Instant Games, os usuários poderão jogar e desafiar amigos para jogos e talvez até gerar uma fonte de renda nova para o Facebook através do sistema de microtransações de cada game.
Vale lembrar que em 2009, o Facebook desenvolveu uma grande plataforma de jogos no seu site em parceria com empresas como a Zynga (Angry Birds) e a EA.
A plataforma deu muito sucesso, mas acabou falhando em se manter em alta quando os smartphones invadiram o mercado e se tornaram a principal fonte de acesso ao Facebook.
De lá para cá, o Facebook tem tentado lutar para retornar sua plataforma de games para a rede social. Em 2011 eles tentaram uma plataforma chamada Project Spartan, mas os desenvolvedores de jogos não conseguiram aproveitar os recursos disponíveis e a tentativa não deu certo.
Agora, o Facebook prepara-se para atacar o mercado de games em duas frentes: nos PCs e nos smartphones.
O ataque nos PCs acontecerá através da plataforma Gameroom, que será semelhante ao Steam, da Valve, mas focado em jogos casuais. Cada jogo vendido lá vai render uma porcentagem para o Facebook.
Já nos mobiles, o foco deverá ser mesmo o Instant Games, através do Messenger, permitindo aos usuários jogar games contra seus amigos e fazer disputas divertidas.
E aí, você gostou da ideia ou prefere jogar em outras plataformas? Conte pra gente através dos comentários abaixo!