A Netflix mudou a forma como produzimos e consumimos conteúdo em vídeo. Depois da gigante de streaming surgir, até empresas como a Amazon começaram a produzir filmes e séries.
A Amazon, inclusive, ganhou uma indicação ao Oscar pelo filme Manchester a Beira Mar, por exemplo.
Agora chegou a vez de outro gigante da Internet entrar nessa onda: o Facebook.
Segundo a Bloomberg, a rede social de Mark Zuckerberg anunciou que vai começar a publicar programas de TV próprios até o fim do ano.
Segundo o Hollywood Reporter, seriam dois contratos já quase assinados: o reality show de resistência Last State Standing e a segunda temporada de Loosely Exacly Nicole, uma comédia que estreou ano passado na MTV.
Os seriados seriam exibidos numa aba própria do Facebook que ainda não foi implementada na rede social e que, em breve, estará disponível para os usuários.
O Facebook tem como objetivo dois formatos de programas originais na rede social.
O primeiro deles é o estilo série de TV, com episódios relativamente caros e feitos por grandes produtoras de Hollywood. A ideia é ter episódios de séries e reality shows para todos os usuários.
O segundo formato é um estilo de vídeo curto e barato, com poucos segundos, ao estilo BuzzFeed ou Vox Media, como já se popularizaram pela rede.
O grande obstáculo dessa empreitada até agora é conseguir grudar as pessoas no Facebook por mais de 90 segundos.
Como a rede social é muito dinâmica, os executivos do Facebook não acreditam que as pessoas vão conseguir ficar assistindo um vídeo por mais de 90 segundos na rede social - e os anúncios só seriam exibidos depois desse tempo.
Por isso, a ideia do Facebook de se tornar um player de conteúdo ainda tem alguns problemas para ultrapassar até o fim do ano.
Especialmente porque sites como o Youtube começaram a investir mais pesado nos seus próprios players e passaram a possuir mais conteúdo diversificado. O Youtube está inclusive competindo com o Facebook no mercado de lives, pagando para celebridades usarem os recursos do site para isso.
Então tanto no mercado de vídeos para a Internet, quanto no mercado de streaming de séries, o Facebook enfrentará uma concorrência enorme. Mas isso significa que seus competidores também terão um grande adversário agora.
Quem será que vence essa luta?