O Facebook vem passando por uma tempestade de críticas e cobranças nos EUA, especialmente após a eleição de Donald Trump como Presidente do país.
Acontece que muitas pessoas estão culpando o Facebook, especialmente na imprensa norte-americana, por não ter feito nada para parar as notícias falsas que circularam pela rede social e que teriam influenciado o resultado da eleição nos EUA.
Segundo Mark Zuckerberg, o percentual de notícias falsas no Facebook é ínfimo e essas notícias não poderiam ter tido alguma influência real nas eleições 2016.
Porém, um estudo desmentiu o criador do Facebook mostrando que os links de notícias mentirosas, especialmente aquelas que prejudicavam a candidata Hillary Clinton, do Partido Democrata, obtiveram um engajamento maior do que as notícias verdadeiras, inclusive aquelas que desmentiam os links falsos.
Agora, depois desses novos dados e até mesmo do presidente Barack Obama ter ido à público pedir por soluções por parte do Facebook, Mark Zuckerberg emitiu um comunicado público para revelar as 7 medidas que o site tomará para evitar novas disseminações de notícias falsas.
"Os problemas sobre essa assunto são complexos do ponto de vista técnico e também filosófico. Nós acreditamos em dar voz para as pessoas, o que significa pecar no sentido de deixar as pessoas compartilharem o que quiserem sempre que possível. Nós precisamos ter cuidado para não desencorajar o compartilhamento de opiniões ou restringir conteúdo preciso. Não queremos ser árbitros da verdade, mas sim contar com nossa comunidade e parceiros confiáveis", disse Zuckerberg.
1ª Medida: Detecção Reforçada - Mark Zuckerberg revelou que o Facebook está melhorando seus sistemas para poder detectar automaticamente o que é uma informação falsa antes mesmo que as pessoas possam fazer isso.
2ª Medida: Denúncias falsas - O criador do Facebook revelou que os técnicos do site estão desenvolvendo ferramentas para facilitar a denúncia de conteúdo falso.
3ª Medida: Verificação Terceirizada - Mark Zuckerberg revelou que o Facebook começará a trabalhar com organizações que fazem checagem de fatos para poder aprimorar seus sistema de verificação de autenticidade de conteúdo;
4ª Medida: Avisos - O Facebook vai começar a mostrar avisos de que um conteúdo é falso caso ele tenha sido sinalizado como falso por ferramentas terceirizadas e pela comunidade da rede social.
5ª Medida: Artigos relacionados - Mark Zuckerberg revelou que o Facebook está melhorando o seu algoritmo para mostrar artigos relacionados melhores quando alguém curte ou compartilha alguma notícia.
6ª Medida: Combate à Fazendas de Publicidade - O Facebook vai começar a elaborar formas de derrotar o incentivo financeiro que as pessoas tem de criar conteúdo falso.
7ª Medida: Ouvir - O criador do Facebook revelou que a plataforma está aberta para ouvir críticas, sugestões e dicas para conseguir melhorar seu sistema de checagem.
Você acha que apenas essas medidas serão o suficiente para derrotar esse problema das notícias falsas ou o Facebook precisará fazer muito mais ainda?