Você já se pegou pensando numa frase muito legal para postar no seu Facebook, ou mesmo aquele textão de política, e resolveu pensar melhor e não postar? Pois é, pode ser que no futuro nós não tenhamos essa chance de evitar postar esse tipo de coisa na Internet.
O Facebook anunciou que está trabalhando em um projeto atual que é capaz de ler os pensamentos dos seus usuários. O anúncio veio através de uma busca por profissionais para um empreendimento secreto na área da "neuroimagem" e dos "dados eletrofisiológicos", que são termos técnicos para a ciência que estuda os nossos pensamentos e como identificá-los e lê-los, se possível.
O Business Insider revelou que o Facebook busca por profissionais especializados nessa área para poder trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma de comunicações para o futuro. Os anúncios de candidatura ainda são bem secretos, então o máximo que podemos fazer é especular sobre as intenções da rede social.
Para isso, precisamos lembrar de uma frase antiga de Mark Zuckerberg, criado do Facebook, que revelou uma vez acreditar que as pessoas serão capazes de compartilhar seus próprios pensamentos no futuro. Partindo desse princípio, podemos supor que a ideia do Facebook com esse projeto é implementar a tecnologia de leitura de pensamentos (que, lembramos, ainda não foi produzida) para o seu mural e assim poderíamos ter um trabalho de postar pensamentos nas redes.
Uma das pirações mais legais sobre esse assunto é que pensamentos, normalmente, podem abranger vários tipos de sentidos - cheiros, visões, palavras, audição... assim, o compartilhamento de pensamentos - e ideias, memórias, experiências - pode mudar completamente a forma como nos comunicamos.
Existem milhares de aplicações práticas que podem inclusive sair do rumo do Facebook. Imagine essa capacidade nas mãos da polícia, para descobrir a verdade sobre crimes? Ou esse poder nas mãos dos historiadores, capazes de ter maior precisão sobre eventos que aconteceram ou não? Na política, por exemplo, poderíamos ter um acesso mais amplo ao que pensam nossos políticos - e até mesmo a terapia com psicólogos e terapeutas seria facilitada.
Será que o Facebook conseguirá dar o passo necessário para avançar nessa área ou essa história é de ficção científica apenas?