Um bug muito, muito estranho aconteceu nessa sexta-feira, dia 11 de novembro, no Facebook.
A rede social acabou marcando, durante o período de mais ou menos meia hora, uma enorme quantidade de pessoas como "mortas" no site.
Ou seja: pessoas que estão vivas e absolutamente normais foram marcadas como "mortas" por causa de um bug interno do Facebook.
Quando alguém morre, o perfil dessa pessoa é transformado em um "mural". A conta da pessoa falecida é "memorializada" e se torna um Memorial em honra dela.
Uma mensagem dizendo "Esperamos que as pessoas que amam Fulano possam encontrar conforto nas coisas que outros compartilharam para lembrar e celebrar a vida dele".
Esse tipo de mensagem é o padrão do Facebook para resolver o incômodo problema de ter o “perfil” de alguém que já morreu como ativo. Assim, pessoas próximas podem ativar o recurso de Memorial e o perfil da pessoa não precisa ser deletado e nem mesmo fica como um “fantasma” da morte do ente querido, mas se transforma num memorial digital, repleto de mensagens carinhosas e amorosas.
Esse bug do Facebook causado ontem acabou marcando um monte de gente, que está viva e bem, como "mortas", o que causou muito desconforto, mal-entendidos e, em alguns casos, até mesmo algumas piadas.
Dentre as pessoas que foram dadas como "mortas" pelo Facebook estavam até mesmo a jornalista Alexia Tsotsis e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg.
Isso, o próprio criador do Facebook foi dado como "morto" pela rede social!
Um representante do Facebook divulgou um esclarecimento para explicar a situação:
"Por um breve período de tempo hoje, uma mensagem destinada aos perfis memorializados foi erroneamente postada na conta de outras pessoas. Esse foi um erro terrível que já consertamos. Nós lamentamos muito que isso tenha acontecido e trabalhamos o mais rápido possível para consertar".
Infelizmente, o Facebook não explicou exatamente o que causou esse erro, embora podemos supor que foi alguma alteração ou teste no seu algoritmo.
Então é isso. Se você encontrou o perfil de algum amigo com essa mensagem, pode ficar tranquilo que foi apenas um erro. Se você encontrou essa mensagem no seu Facebook, não precisa se preocupar também. Ninguém está tentando matá-lo!