Você já se pegou rolando a tela do Facebook como um zumbi, sem realmente ver nada, falar com ninguém, interagir com nenhuma pessoa ou algo do tipo?
Caso sim, então saiba que você pode estar causando danos à sua saúde. Um estudo mostrou que esse tipo de comportamento no Facebook ou Instagram pode causar danos à saúde mental e física das pessoas.
Como uma resposta, as duas redes sociais anunciaram uma novidade interessante: a possibilidade de monitorar quanto tempo é gasto nas duas plataformas pelos usuários.
Tanto o Facebook como o Instagram instalarão em breve uma tela que permite ao usuário ver quanto tempo ele passa logado nas redes sociais por dia e por semana, podendo comparar o seu comportamento atual com a média da semana.
Para acessar a ferramenta, você deve entrar em Configurações, depois em Seu Tempo no Facebook. Já no Instagram, o caminho é Configurações e depois Sua Atividade.
A tela mostra a contagem de minutos online por dia, além da média semanal.
Além disso, é possível estabelecer um limite diário para ficar no Facebook.
Quando esse limite for cruzado, o Facebook enviará uma mensagem avisando que você chegou ao limite, mas não impedirá que você continue navegando.
Por enquanto, a ferramenta ainda não está disponível para os usuários, mas será lançada em breve nos EUA e, logo depois, no resto do mundo.
Kevin Systrom, CEO do Instagram, confirmou a presença do recurso em um comunicado oficial: "É verdade. Nós estamos construindo ferramentas que vão ajudar a comunidade do Instagram a saber mais sobre o tempo que ela passa no Instagram. Queremos que todo o tempo no Instagram seja positivo e intencional. Entender como o tempo online impacta as pessoas é importante e é responsabilidade de todas as empresas ser honestas em relação a isso. Queremos ser parte da solução e assumimos nossa responsabilidade com seriedade".
No momento, resta ver como essa tecnologia será implementada. O fato dela ficar "escondida" em um menu pode ser um elemento ruim, já que poucas pessoas terão acesso ao recurso assim, mas já é alguma coisa.
Outro problema é o Facebook não interromper a navegação após o limite estabelecido pelo usuário, o que seria mais interessante do que apenas notificar.
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo com sua opinião!