No começo do Facebook, quando o site era apenas uma rede social para os estudantes das Universidades americanas, o criador Mark Zuckerberg se recusava a colocar anúncios na página, afirmando que era a ausência de publicidade que fazia do Facebook algo "legal".
Avançamos alguns anos na história e chegamos ao dia de hoje, 26 de janeiro de 2017, com o anúncio de que o Facebook encontrou mais um lugarzinho para colocar anúncios publicitários para exibir ao usuário.
A rede social anunciou que a partir de agora o aplicativo Messenger, que permite que usuários do Facebook troquem mensagens entre si, também exibirá propagandas aos usuários.
Eddie Zhang, diretor de produto do Facebook, explicou que agora as empresas poderão "posicionar uma propaganda" numa área do Messenger que ficará logo abaixo das suas últimas três conversas, no mesmo lugar onde aparecem as notificações de aniversário ou os amigos online no Messenger.
Como explica o executivo do Facebook, os anúncios no Messenger só serão exibidos para as pessoas que estão interessadas em interagir e conversar com marcas pelo aplicativo. Ou seja: só verá anúncios quem já conversou com alguma empresa ou marca pelo Messenger. Além disso, os anunciantes não poderão simplesmente iniciar uma conversa com você do nada - somente os usuários poderão iniciar uma conversa com as empresas.
Segundo o executivo do Facebook, cerca de mais de 1 bilhão de mensagens já foram trocadas entre usuários e empresas na rede social.
Os anúncios no Messenger começarão a ser exibidos a partir dessa semana, inicialmente como testes com os usuários da Tailândia e da Austrália. Se tudo der certo nos testes, o resto do mundo receberá esses anúncios até o fim do semestre, provavelmente.
O Facebook anunciou também que todos os usuários poderão desativar os anúncios em um menu que será colocado no Messenger. Será possível esconder a publicidade ou mesmo denunciá-la caso ela violar os termos do Facebook.
E aí, o que você achou dessa novidade? Acha interessante poder ver anúncios no seu Messenger ou pra você é simplesmente mais um material que vai poluir o Facebook e fazer com que você prefira outro aplicativo de conversas?