O Facebook divulgou essa semana um documento especial comentando sobre a situação das proliferações de notícias falsas (as fake news) na sua plataforma e explicando o que está fazendo para evitar esse tipo de coisa.
No documento do Facebook, a plataforma avisa que existe uma estrutura de ação para aqueles que desejam manipular a opinião pública para diversos fins - políticos, midiáticos ou mesmo de consumo, ou através da aplicação de golpes.
Segundo o Facebook, esses agentes que desejam utilizar a plataforma para manipulação pública usam vários sites de fake news, robôs e agentes que realizam spam para inflar as discussões que desejam pautar.
Para enfrentar essa onda de spammers, o Facebook anunciou que fará uma mudança no seu algoritmo para atacar páginas que façam spam ou ofereçam conteúdo de baixa qualidade.
Assim, o Facebook espera poder reduzir os incentivos econômicos dos spammers que agem motivados por dinheiro, diminuindo o alcance das publicações dessas pessoas.
O Facebook afirmou que sabe identificar quando uma página atua de forma desonesta ao direcionar os seus seguidores para uma site externo cheio de propagandas, por exemplo.
Assim, quando o seu novo algoritmo perceber que o conteúdo é desse tipo, ele agirá para diminuir o alcance desse material.
Dessa forma, menos pessoas receberão o conteúdo spammer e clicarão nos links.
A teoria do Facebook é a seguinte: a rede social acredita que os interessados na manipulação da opinião pública fazem essas ações por interesse financeiro. Eles querem atrair muitas pessoas para clicar e ver seus anúncios publicitários.
Para isso, essas pessoas inventam fake News cada vez mais sensacionalistas e com maior potencial de mobilização das pessoas. Sabe aquelas histórias que são boas demais (ou ruim demais) para ser verdade? Então, são coisas desse tipo.
Um dos casos mais famosos de propagação de fake News divulgada pela imprensa internacional falava sobre um site que era especializado em publicar notícias de que pessoas famosas iriam se mudar para cidades pequenas dos EUA. A população dessas cidades compartilhava o material com bastante afinco e acabava gerando uma renda alta para a publicação.
O Facebook afirmou que essa mudança começará a ser implementada nos próximos meses e que sites com bom conteúdo começarão a sentir um aumento de audiência, enquanto as páginas com conteúdo negativo vão diminuir de força.