As fake news, notícias falsas, estão se tornando um problema cada vez maior. Além da investigação sobre a influência delas nas eleições americanas de 2016 pelo FBI, nós tivemos nessa semana um grave exemplo do dano que elas podem causar.
Após o tiroteio de Las Vegas no dia 1 de outubro, várias notícias falsas envolvendo o assassino foram distribuídas pelo Facebook. A mais famosa apontava para um cidadão americano como o responsável pelo massacre, sendo que ele nem estava em Las Vegas no dia.
Sua família começou a receber ameaças de morte e foi necessário um comunicado na televisão para esclarecer a situação.
Com tudo isso acontecendo, o Facebook e outras plataformas digitais, como o Google ou Twitter, estão sofrendo pressões para apresentar soluções contra as fake news.
O Facebook anunciou nessa semana uma novidade que ajudará a combater essas medidas: o botão de contexto.
Essa novidade foi anunciada após parceria de vários veículos de imprensa com o próprio Facebook Journalism Project, um grupo especial da rede social focado na propagação de notícias na rede.
A ideia do botão contexto é ajudar a oferecer mais informações para as pessoas sobre as notícias que aparecem no Feed delas, deixando cada usuário um pouco mais informado sobre que tipo de notícias ler, compartilhar ou comentar.
O botão do contexto será um pequeno botão que aparecerá ao lado de um link com as informações de quem está publicando, como uma espécie de verbete da Wikipedia da publicação.
Assim, você saberá se aquela fonte é de alguma publicação real ou de um site criado apenas para divulgar notícias falsas.
A iniciativa foi elogiada por muita gente, já que agora os portais de notícias “verdadeiros” ganharão uma espécie de selo de verificação, dando maior credibilidade ao que está sendo dito.
Em compensação, muitos acreditam que isso não é o suficiente, já que pouca gente usaria o botão de contexto. Para se ter ideia, segundo uma pesquisa no ano passado, 91% das pessoas não leem as notícias divulgadas nas redes sociais, ficando apenas com os títulos delas.
Seja como for, as redes sociais estão tentando combater as fake News. O que você acha disso? Deixe seu comentário abaixo!