Uma das maiores descobertas científicas dos últimos anos foi anunciada nessa semana pela Agência Espacial Europeia: a descoberta de água líquida em Marte.
Pesquisadores da Agência Espacial Europeia anunciaram que conseguiram encontrar um lago de cerca de 20 quilômetros de extensão localizado debaixo de uma camada de gelo no polo Sul do Planeta Vermelho.
A descoberta foi feita graças a informações que foram coletadas pelo radar MARSIS, lançado pela Agência Espacial Europeia e que coletou informações sobre a calota de gelo no sul de Marte entre 2012 e 2015. O radar enviava pulsos para a superfície de Marte e media como as ondas de rádio refletiam de volta depois de bater nas calotas polares.
Com base nas informações obtidas pelo radar sobre a movimentação das ondas de rádio, foi possível deduzir que existe água debaixo da calota de gelo no polo sul de Marte.
Segundo os pesquisadores que trabalharam nessa descoberta, essa revelação prova que Marte já teve corpos de água em estado líquido em sua superfície no passado. Isso significa que muito provavelmente o Planeta Vermelho foi parecido com a Terra em algum momento e PODE TER abrigado vida (o que não quer dizer que tenha efetivamente abrigado vida por lá).
Porém, em algum momento da sua história, Marte começou a esfriar e sua atmosfera ficou rarefeita. Isso congelou a parte de cima do desse lago no polo Sul e manteve a água presa ali.
Segundo Roberto Orosei, do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica, líder dessa pesquisa, o lago provavelmente não é muito grande, mas deve ter pelo menos um metro de espessura. "Isso o qualifica como um corpo de água. É um lago, não algum tipo de água derretida", disse o cientista.
Em efeitos práticos, isso significa que Marte já teve água em sua superfície. Para a pesquisa e busca por vida extraterrestre, pode significar que já houve vida lá no Planeta Vermelho, mas não é garantia de nada.
Para a nossa exploração espacial, Marte pode ser usado como uma base de lançamentos para a Humanidade. Além disso, se há água lá, pode significar uma facilidade maior para a nossa colonização futura do Planeta Vermelho.
E aí, o que achou da novidade? Comente abaixo com a sua opinião!