O futuro começa a ser testado nessa semana, nos EUA. A empresa americana Solar Roadways anunciou que, a partir de hoje, está testando os seus painéis solares de pavimentação, as "estradas solares", para uso público no país.
O teste inicial será realizado na cidade de Sandpoint, no estado de Idaho, nos EUA, na praça Jeff Jones.
O projeto será modesto num primeiro momento: apenas 30 painéis de estradas solares serão utilizados para testar a viabilidade dessa tecnologia.
A prefeitura de Sandpoint está apoiando o projeto e utilizará a eletricidade gerada pelos painés para abastecer a fonte da praça e também os seus banheiros públicos.
Além disso, a prefeitura disponibilizou uma câmera transmitir imagens ao vivo do teste na praça Jeff Jones 24 horas por dia. Para conferir o feed do teste, clique aqui.
Os paineis solares da empresa Solar Roadways são pensados para mesclar a tecnologia de captura de energia solar com pavimentação de estradas.
A ideia é substituir todas as estradas americanas por essa tecnologia para gerar estradas inteligentes, capazes de gerar energia e diminuir custos.
Esses painés, que pesam cerca de 31 quilos cada, são capazes de absorver luz solar e utilizá-la na produção de energia, mas também são equipados com leds para que sejam iluminados de diversas formas, acabando com a necessidade de pintar faixas de trânsito ou avisos.
Além disso, as placas possuem a capacidade de gerar calor e podem ser utilizadas para derreter a neve nas estradas, diminuindo a chance de acidentes.
Segundo o criador da tecnologia, se todas as estradas dos EUA fossem substituídas com os painés das estradas solares, o país seria capaz de produzir três vezes mais energia do que o que já gasta atualmente. Apenas com essa tecnologia, claro.
Se você quiser saber mais sobre a tecnologia, assista esse vídeo:
Por enquanto, vamos conferir o funcionamento das placas nesse primeiro teste e torcer para que tudo dê certo com as estradas solares. Essa tecnologia chega em bom momento, especialmente após a divulgação de novos estudos que pedem para que o consumo de combustível fóssil seja diminuído imediatamente.