A briga entre os EUA e a Coréia do Norte parece não ter hora para acabar. Os dois países voltaram a se bicar nessa semana quando o governo americano acusou os coreanos de um ataque hacker.
Segundo um relatório divulgado pelo FBI e pelo Departamento de Segurança Nacional dos EUA, a Coréia do Norte tem realizado ataques sistemáticos a diversos setores americanos, como a sua mídia, aeronáutico, infraestrutura e mercado financeiro. E o pior: os ataques não são só aos EUA, mas a outros países também.
No relatório divulgado pelo FBI, os americanos afirmam que o grupo Hidden Cobra, envolvido em recentes ataques cibernéticos, seria composto por integrantes do governo da Coreia do Norte e teria sua sede em Pyongyang, capital do país.
O objetivo de ação do grupo seria dar suporte para que a Coréia do Norte possa alcançar objetivos e metas militares e estratégicas.
Segundo o FBI, o Hidden Cobra é, basicamente, uma reformulação do grupo que já havia sido identificado como lazarus e Guardians of the Peace, os responsáveis por roubar toneladas de dados da Sony em 2014.
Ou seja: é o mesmo grupo.
Isso significa também que, caso o relatório do FBI estiver correto, a Coréia do Norte seria a responsável pelo ataque ransomware que assustou o mundo em maio desse ano.
Você lembra do WannaCry, que sequestrou milhares de computadores pelo mundo, incluindo de hospitais? Pois bem, várias companhias de segurança acusaram o grupo Lazarus pelo ataque.
E como o FBI acusou o grupo Lazarus de ser o novo Hidden Cobra, ligado ao governo coreano, então as coisas ficam ainda mais impressionantes.
O pior, porém, pode estar guardado para o futuro.
Segundo John Hultquist, analista da FireEye, uma das principais empresas de ciberinteligência do mundo, os hackers coreanos estão agindo de modo a dar a entender que algo grande vem por aí.
Segundo Hultquist, os coreanos tem espionado em empresas de transporte, energia e do setor financeiro da Coreia do Sul. Porém, suas ações não deixam danos e dão a entender que testes estão sendo feitos para "algo maior".
Como sabemos que o programa nuclear é muito importante para a Coreia do Norte, o medo de um ataque do tipo é alto.
E aí, o que você acha da notícia? Deixe sua opinião abaixo!