Que a nossa privacidade na Internet está sendo ameaçada, não é surpresa para ninguém. Afinal, até mesmo Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, já admitiu que a Internet não é muito segura e usa uma proteção na sua webcam pessoal.
O que a gente não sabia é que mesmo uma navegação anônima não é "tão anônima" assim.
Um estudo realizado em conjunto pelas Universidades de Stanford e de Princeton mostrou que é possível identificar um usuário na Internet mesmo se ele navegar utilizando o modo de navegação anônimo dos browsers atuais. Se você usa o Google Chrome, por exemplo, pode criar uma aba anônima ao apertar o atalho Ctrl + Shift + N (o Firefox possui o mesmo recurso com um atalho diferente).
Navegando na aba anônima, o navegador não guarda dados de histórico de navegação e nem de cache da sua navegação. Isso significa que, em teoria, o usuário poderia navegar na Web tranquilamente sem ter o receio de que empresas possam rastrear seus passos na Internet através desses recursos de cache ou histórico.
Porém, o estudo das duas universidades citadas mostra que é possível saber sua identidade na Internet mesmo sem os recursos de cache ou histórico. Como? Redes sociais.
Os pesquisadores bolaram um algoritmo que pega os históricos anônimos de navegação das pessoas e compara com links que eles postam nos seus feeds de redes sociais.
Com esse algoritmo, foi possível encontrar, com sucesso, diversas pessoas nas redes. Isso acontece porque os navegadores ainda guardam os históricos anônimos, eles só não identificam seu IP.
Assim, se você navega anonimamente, mas posta links de notícias ou artigos que viu no seu Facebook, por exemplo, é possível identificar quem você é por causa disso.
Os pesquisadores explicam que cada feed nas redes sociais é único. Ou seja, só você compartilha as coisas que você vê e gosta. Então se você compartilhar essa notícia que está lendo agora e mais 5 artigos de sites diferentes, seria possível identificar sua sessão anônima comparando os dados anônimos com o seu feed nas redes.
Como o estudo mostra, o principal obstáculo para permanecer anônimo nas redes é o usuário. Portanto, se não quiser ser encontrado pelos algoritmos das empresas, seja mais discreto.