Se você ligar Pokémon GO, verá um aviso que deverá ficar atento ao ambiente ao seu redor enquanto jogar o game. Além disso, se você se mover muito rapidamente, o jogo da Niantic vai identificar que você está dirigindo e pedirá para você desligar o aplicativo e só voltar a ligá-lo quando sair do carro.
Mesmo com esses avisos e tentativas de diminuir o uso do jogo enquanto as pessoas dirigem, Pokémon Go ainda está muito envolvido em acidentes de trânsito pelo planeta.
A situação chegou em um ponto que um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, mostrou que Pokémon GO é o "responsável" por cerca de $7,3 bilhões de dólares em danos causados por acidentes automobilísticos apenas nos EUA.
Para formar o relatório, os pesquisadores pegaram os dados de acidentes de trânsito em uma região no estado de Indiana, nos EUA, e aplicaram a mesma lógica para regiões equivalentes no resto do país.
Usando essa lógica, dá para assumir que o game esteve envolvido em acidentes que geraram de $2 bilhões de dólares até $7,3 bilhões. Em conversão direta, isso seria um intervalo de R$6,46 bilhões até R$23,35 bilhões.
A metodologia do estudo foi a seguinte:
Os pesquisadores pegaram dados de acidentes próximos à localização de PokeStops no game. As PokeStops são lugares onde os jogadores podem coletar certos prêmios, como pokebolas e afins, sem precisar ficar parados. Por isso, são os pontos ideais para entender os efeitos do jogo no trânsito.
Nos 148 dias após o lançamento do título, houve um aumento de 47% dos acidentes de trânsito na região que foi analisada pela equipe de pesquisadores.
Dos 286 acidentes extras nessa região, cerca de 134 aconteceram próximos das PokeStops, mostrando que o game pode ter uma grande correlação com esses acidentes.
Para comprovar a influência do game no aumento de acidentes, os pesquisadores usaram um grupo de controle.
Eles analisaram os dados de acidentes em regiões perto dos ginásios de Pokémon GO. Os ginásios, ao contrário das PokéStops, exigerem que o jogador fique parado para jogar. Como não houve um aumento significativo de acidentes nessas regiões, então dá para entender que o fato dos jogadores dirigirem próximos das PokéStops influenciou no aumento de acidentes.
E aí, o que você achou da novidade? Deixe um comentário abaixo!