Uma das grandes novidades tecnológicas para o futuro serão, sem dúvidas, os carros autônomos. Esse tipo de projeto é uma das grandes apostas do setor de segurança pública, que acredita que os carros autônomos vão diminuir muito os números de acidentes nas estradas pelo mundo. Além disso, como a maioria dos projetos de carros autônomos vem de empresas que produzem carros elétricos, o projeto também é visto como ecologicamente viável.
Os carros autônomos são tão promissores que, segundo o diretor da Universidade da Califórnia, a expectativa é que eles dominem o mercado daqui a 15 anos no máximo. Segundo Henrik Christensen, "as crianças que nascerão em 2017 e depois nunca vão ter a oportunidade de dirigir um carro". Claro que a frase dele é destinada a causar um choque - já que mesmo que os carros autônomos dominem o mercado, ainda existirão carros manuais e as pessoas ainda vão poder dirigir um carro em alguns contextos específicos (motoristas de Fórmula 1, por exemplo).
Porém, o que Christensen quer dizer é que, quando as pessoas que nascerem em 2017 fizerem 18 anos (ou 16, a idade mínima nos EUA) os carros autônomos terão dominado o mercado e essas pessoas vão usar mais esses tipos de veículos do que os carros manuais.
Apesar disso, existe uma divergência entre outros especialistas. Gill Pratt, responsável pelo Instituto de Pesquisas da Toyota, por exemplo, acredita que esse cenário pintado por Christensen não vai se realizar. Pratt acredita que, até 2035, apenas 21 milhões de carros autônomos estarão disponíveis no mercado.
No CES 2017, nessa semana, Pratt afirmou que nenhuma empresa automobilística está perto ainda de conseguir dominar a autonomia completa dos carros, então esse projeto ainda vai demorar para se completar e só então começará a se infiltrar na sociedade.
Porém, ele concorda que diversas soluções tecnológicas atuais, como aplicativos como o Uber ou a 99, além de aumento da qualidade do serviço do transporte público nas grandes cidades, vai contribuir para que os jovens do futuro não precisem pegar no volante nenhuma vez.
E você? Acredita que os carros autônomos e o transporte público autônomo vai dominar as sociedades do futuro?