Um dos grandes problemas que enfrentamos atualmente é o aquecimento global causado pelo uso de combustíveis fósseis.
Além do dano causado no ambiente, os combustíveis fósseis são limitados e, eventualmente, acabarão. Assim, a necessidade por uma fonte de energia renovável é crescente.
Apesar da energia solar, eólica e outras alternativas, existem alguns problemas para a adoção em massa de alternativas renováveis: o seu custo.
Atualmente, é caro produzir placas de energia solar ou equipamentos ed energia eólica. Por isso, é difícil que a população possa usufruir desses recursos.
Mas as coisas prometem melhorar. Segundo um relatório do Financial Times, o custo para a adoção dessas tecnologias deverá ser quase nulo até 2030.
Segundo o relatório, as medidas de adoção de energias renováveis pelo Reino Unido e pela Europa deverão diminuir os custos de produção dos equipamentos de energia solar e eólica.
Além disso, como essas energias não trabalham com materiais escassos (o Sol e os ventos não deverão acabar), o custo final desse tipo de energia não deverá ser alto.
Para o consumidor, pessoas como eu ou você, essas energias deverão ser praticamente gratuitas no prazo dado pelo relatório.
O contrário acontece com os combustíveis fósseis: eles são escassos e cada vez que são usados temos menos combustível, além de precisarmos de mão de obra mais especializada para lidar com isso.
O estudo fez uma comparação engraçada sobre como isso pesará no nosso bolso.
Segundo eles, usar a energia solar para esquentar uma chaleira para fazer chá custava, na Inglaterra, cerca de £0,03.
A estimativa é que, em 2020, o custo para essa mesma ação caia para menos de meio centavo de libra. E, a partir disso, continue caindo até chegar em 2030 com custo virtualmente gratuito.
Com certeza esse é um cenário muito positivo para o futuro da Humanidade, já que poderemos ter energia em casa com custo 0 e sem poluir o planeta. Assim a Terra se renova e a Humanidade pode prosperar.
E aí, o que você achou da novidade? Feliz com a possibilidade de um futuro cheio de energia praticamente ilimitada e sem custos? Deixe um comentário com a sua opinião abaixo!