A empresa Juicero, uma startup de São Francisco (uma das cidades mais conectadas do mundo e com maior número de startups dos EUA), se viu encrencada recentemente por causa de uma enorme polêmica relacionada ao seu principal produto.
A Juicero lançou há algum tempo uma máquina de mesmo nome, vendida por cerca de $400 dólares, algo como R$ 1.700 em conversão direta.
Essa máquina é um espremedor de frutas de luxo que faz sucos e possui conexão com a Internet. O motivo dela ser tão cara é que essa máquina será um equipamento especial que faria sucos a partir de pacotes de frutas e vegetais picados vendidos pela própria Juicero. Segundo a empresa, apenas o seu equipamento conseguiria espremer o conteúdo dos pacotes com força o suficiente para produzir o suco - portanto, você precisaria do equipamento para comprar os pacotes de suco. Tanto é assim que a empresa só venderia os pacotes de suco para quem comprou o equipamento de $400 dólares.
Porém, a Bloomberg fez uma reportagem nessa semana mostrando que a máquina, na verdade, não serve para nada. O vídeo da Bloomberg mostra que na verdade qualquer pessoa consegue espremer os pacotes com as próprias mãos e produzir o suco sem a necessidade de uma máquina de $400 dólares, o video pode ser conferido abaixo:
Por causa da reportagem, a Juicero começou a sofrer uma série de críticas na Internet. Jeff Dunn, o presidente da companhia, publicou uma carta aberta no Medium explicando as decisões da empresa.
Segundo ele, a máquina de $400 dólares é vital para a estratégia da empresa por permitir que certos pacotes de sucos sejam desativados remotamente em tempo real. Então, se houver algum problema com o suco de espinafre, por exemplo, eles conseguem impedir que todas as máquinas parem de espremer os pacotes de espinafre em tempo real, protegendo os consumidores.
Além disso, ele ainda afirmou que o espremedor é calibrado para entregar a melhor combinação de sabor e nutrição em todas as ocasiões em que for usado, além de servir para controlar a validade dos produtos (de apenas 8 dias) pela Internet.
Além disso, o CEO anunciou que vai permitir que cada cliente peça por um reembolso total do preço pago pelo produto se não estiver satisfeito com sua máquina.