Uma tecnologia incrível que, aos poucos, vem se popularizando e deverá se tornar regra nos próximos anos é a impressão 3D. Até mesmo para crianças, com uma vindoura impressora 3D infantil.
Um dos melhores lances sobre a impressão 3D é a sua capacidade de tirar do papel ideias fantásticas e transformá-las em realidade.
Além disso, a impressora 3D poderia baratear o custo de produção de uma centena de produtos que usamos no nosso dia a dia e ainda garantir que nós mesmos possamos produzir esses produtos em casa, sem grandes dificuldades.
O único porém, até o momento, é que as impressoras 3D são altamente complexas e destinadas apenas a adultos, por serem muito pesadas, difíceis de utilizar e apresentarem alguns riscos (como temperatura elevada na hora da impressão). Nada que prejudique o uso do equipamento, mas não é muito recomendado que crianças fiquem por perto de uma impressora 3D ou tentem utilizá-la.
Agora, a empresa Yeehaw quer produzir uma impressora 3D infantil e, para isso, abriu um projeto de crowdfunding no site internacional Indiegogo.
O projeto de financiamento coletivo tem o objetivo de arrecadar 25 mil dólares para o projeto de desenvolvimento dessa impressora 3D e, até o momento do fechamento dessa nota, mais de 35 mil dólares já haviam sido arrecadados.
O preço mínimo para doar para a campanha é de $20 dólares. Já o preço mínimo de doação com direito a ganhar uma unidade da impressora infantil é de $250 dólares. A expectativa é que a impressora 3D infantil chegue ao mercado custando algo como $497 dólares.
O projeto será todo com materiais que não ofereçam riscos à crianças, além de uma proteção que virá com um sensor. Sempre que a porta que separa o local onde a impressão acontece for aberta, o equipamento deixará automaticamente de funcionar para poder diminuir sua temperatura instantaneamente e não oferecer risco de queimaduras para as crianças.
A impressora 3D infantil terá conexão Wi-Fi e poderá ser controlada através de um aplicativo para smartphones ou tablets ou mesmo por um site na Internet.
Além da capacidade de fazer impressões 3D, o projeto ainda virá com mais de 2 mil brinquedos catalogados com personagens famosos, blocos de contrução e jogos para que as crianças possam imprimir.
Para terminar, o aplicativo desenvolvido pela Yeehaw ainda permitirá criar personagens super-legais para as crianças desenvolverem a criatividade e imprimirem suas criações. Incrível, não é mesmo?