A Qbex, uma empresa brasileira que vende celulares, tablets e computadores, entrou com um processo contra uma das maiores empresas de tecnologia do mundo: a Intel.
Segundo o processo aberto pela Qbex nos EUA, a Intel seria a responsável por explosões em milheres dos celulares produzidos pela Qbex e vendidos pela empresa brasileira.
De acordo com a revista Fortune, a Qbex argumentou que mais de 35 mil consumidores reclamaram de defeitos nos seus celulares e que cerca de 4 mil dessas pessoas efetivamente processaram os brasileiros para obter uma reparação por causa de celulares defeituosos.
Agora, a Qbex entra na justiça americana procurando por reparações já que entende que a culpa pelos problemas dos seus celulares é da Intel.
Há algum tempo, a Intel resolveu entrar no mercado de chips para celulares. A empresa americana já é uma das principais formas quando falamos de chips de computadores, mas o mercado de dispositivos móveis era um oceano inexplorado para a Intel.
Seu plano de negócio não deu muito certo e os resultados para a Intel foram péssimos: bilhões de dólares foram perdidos nessa empreitada.
A Qbex foi uma das empresas que acreditou na Intel e colocou os chipsets SoFIA, produzidos pelos americanos, nos seus dispositivos.
Segundo os brasileiros, falhas no design do SoFIA foram as responsáveis pelos problemas nos celulares da Qbex, inclusive fazendo com que esses dispositivos pegassem fogo.
Por isso, os brasileiros estão pedindo por cerca de $ 100 milhões de dólares em reparações por causa dos danos supostamente causados pelos processadores SoFIA.
Em sua defesa, a Intel diz estar investigando essa situação, mas afirma não possuir no momento nenhuma evidência de que os seus chipsets foram os responsáveis pelos problemas nos celulares da Qbex.
O "X" da questão é que a Qbex não produzia nenhum celular. O seu modelo de negócios envolvia pegar celulares chineses com o processador SoFIA, da Intel, colocar o Logo da empresa brasileira, a marca "Intel Inside" e então revendê-los.
Portanto, os brasileiros argumentam que quem era responsável pelo design e qualidade dos aparelhos era a Intel e não eles.
Assim, a responsabilidade por explosões e aparelhos pegando fogo seria dos americanos e não deles.
Complicado, hein? O que você acha disso tudo? Conte para gente através do campo de comentários abaixo!