O debate sobre o perigo (ou não) das Inteligências Artificiais continua à toda. Depois do ex-CEO da Google dizer que não, as inteligências artificiais não são perigosas, quem ofereceu um contraponto foi Elon Musk.
O inventor e bilionário sul-africano, CEO da SpaceX e da Tesla Motors, fez uma palestra surpresa na SWSW (South by Southwest), um festival de música que também é um grande centro de novidades de tecnologia.
Ele reafirmou o plano da SpaceX de chegar à Marte até 2022 e afirmou que a nave que fará esse trajeto será testada ainda em 2019. Porém, seu papo ficou um pouco mais sério quando começou a falar sobre Inteligência artificial.
"Estamos bastante perto do estouro IA e isso me assusta para burro. Nós precisamos descobrir alguma forma de garantir que a criação da super inteligência digital seja simbiótico com a Humanidade. Penso que essa é a maior crise existencial que enfrentamos na nossa história", disse o executivo.
Musk ainda foi contra quem minimizou suas declarações, dizendo o seguinte: "Podem anotar o que eu estou dizendo, a IA é muito mais perigosa para nós do que as armas nucleares".
Ele afirmou, inclusive, que seu medo das IAs é parte da motivação para a viagem até Marte pela SpaceX. Ele afirmou que quer colonizar o Planeta Vermelho como uma espécie de salvaguarda da Humanidade caso tenhamos algum problema com as Inteligências Artificiais.
Ele ainda afirmou que a SpaceX está trabalhando na primeira nave interplanetária da Humanidade e que eles poderão começar a fazer vôos de teste no primeiro semestre de 2019.
Ele afirmou que sabe que a meta de chegar em Marte até 2022 é “otimista”, mas que está acostumado a ter metas ambiciosas e a batê-las.
Seja como for, se a nave da SpaceX estiver realmente pronta para testes em 2019, é realmente possível que eles consigam enviá-la até Marte em 2022, se os testes forem bem sucedidos e tiverem poucos problemas e alterações para resolver.
E aí, você está ansioso com a possibilidade de ver humanos viajando até Marte em breve? Se tudo der certo, veremos isso se tornar realidade em apenas 4 anos ou talvez um pouco mais. Qual sua opinião?