O desenvolvimento de Inteligências Artificiais vem acontecendo em diversos lugares do mundo, por diversas empresas e com diferentes propósitos.
Uma das maneiras mais efetivas para desenvolver uma IA e entender como aprofundá-la é através de jogos e video-games. O Google, por exemplo, já ensinou suas IAs a dominar jogos como o xadrez e também games do Atari.
Isso inspirou a Search for Extraordinary Experiences Division (SEED), da Eletronic Arts (EA), a criar uma IA que possa jogar Battlefield 1.
A empresa fez um post no seu blog para explicar o funcionamento do projeto e disse que, quando viu a intenção do Google de criar uma IA que possa jogar games do Atari, resolveu pesquisar o quão difícil seria criar uma IA que pudesse aprender a jogar games mais complexos como os FPS de hoje em dia.
Então o projeto desenvolveu um algoritmo que aprendeu a jogar Battlefield 1 sozinho, depois de horas e horas de treino e desenvolvimento.
O agente criado é relativamente proficiente no jogo básico de Battlefield 1, mas ainda apresenta um desempenho inferior ao de jogadores humanos.
A IA conseguiu aprender a se mover, atirar e elaborar estratégias básicas como se proteger quando está com pouca munição ou saúde no game.
Já estratégias mais complexas, como dominar detalhes dos mapas por exemplo, ainda não estão disponívels para a IA.
Um vídeo divulgado pela SEED mostra o progresso da IA e como ela aprendeu a fazer o básico do jogo, como tentar atirar e eliminar os adversários, mas em algumas ocasiões pode ficar um pouco travada, rodando ao redor para procurar algo o que fazer.
Porém, isso mostra o sucesso do desenvolvimento das IAs e como elas poderão atuar de forma a melhorar o desenvolvimento de games e a experiência para os jogadores no futuro.
Como essa IA aprende a jogar sozinha, quanto mais ela jogar, melhor ela ficará.
Portanto, chegará um ponto em que ela será tão boa quanto humanos ou até melhor e não saberemos diferenciar.
Isso significa que esses agentes neurais poderão ser utilizados para melhorar a experiência dos jogadores (criando um desafio mais aprimorado para quem comprar jogos desse tipo), além de servir no estágio de desenvolvimento de games como uma espécie de medidor de qualidade dos jogos e responsável pela fase de testes de configurações dos games.
Além disso, pense nessa IA aplicada a jogos como o Fifa, por exemplo. Ela poderia aprender como você joga e elaborar estratégias que poderiam ser mais desafiadoras, especialmente para os jogadores que já dominaram os níveis mais difíceis do game.