Existem centenas e centenas de aplicações para um drone atualmente. Algumas delas são perigosas: muitos exércitos e forças policiais aplicam drones em suas ações de combate.
Outras, são divertidas: muitas pessoas brincam com seus drones ou os usam em passeios turísticos.
Mas existem também aqueles usos que transcendem os dois extremos e salvam vidas.
Foi o que aconteceu recentemente no Himalaia.
Um experiente alpinista de 65 anos chamado Rick Allen estava descendo o pico do Broad Peak, um dos pontos mais altos do Himalaia com cerca de 26.401 pés de altura, quando se acidentou.
Na queda, ele perdeu todos os seus equipamentos, a consciência e sofreu alguns cortes e queimaduras de frio.
Pouco tempo depois, o cozinheiro do acampamento que estava montado no alto da montanha localizou a mochila com os pertences de Allen e alertou a equipe de resgate da região.
Antes de iniciar as buscas por Allen, a equipe de busca analisou a rota traçada para descer do Broad Peak e tentou detectar pontos onde o alpinista poderia ter caído.
Com base nessas projeções, eles usaram um drone fornecido por alguns turistas que estavam na região para tentar localizar o alpinista perdido.
Quando o encontraram com o drone, uma equipe foi montada com alpinistas e sherpas (moradores da região do Himalaia) para ir buscar o homem.
Como o drone foi utilizado inicialmente, a equipe de buscas não perdeu tempo procurando às cegas e o resgate foi feito com muita velocidade e precisão.
Quem forneceu o drone para a operação de resgate foi Bartek Bargiel, um alpinista polonês que levou o aparelho para a Cordilheira do Himalaia para poder filmar seu irmão esquiando na montanha.
Foi ele também quem operou o drone para tentar localizar Allen e garantiu o sucesso da operação de resgate como um todo.
Esse é o primeiro exemplo do uso de drones em missões de resgate em ambientes hostis como a Cordilheira do Himalaia. Mas, cada vez mais, surgem exemplos e exemplos de novas tecnologias salvando vidas.
Um dos principais exemplos foi a Alexa, da Amazon, a inteligência artificial que detectou a agressão de um marido em sua esposa e chamou a polícia, salvando a vida da mulher.
E aí, o que achou da novidade? Comente abaixo!