A Black Friday 2016 se aproxima vertiginosamente e uma mesma dúvida já começa a pairar na cabeça de todos os consumidores brasileiros: “Como garantir que não serei enganado nas compras Black Friday desse ano?”.
Afinal de contas, é comum que algumas empresas tentem fazer uma promoção de “metade do dobro” nessa época ou mesmo prometa produtos que não possui.
Por isso, preparamos um guia completo para você fazer compras na Black Friday 2016 com toda a segurança do mundo. Vamos lá?
Quem se preparar e se prevenir com qualidade, não passará riscos na Black Friday 2016 e poderá fazer suas compras em segurança.
Como esse período é uma época mais complicada (e alguns golpistas realmente se aproveitam do evento para aplicar vários golpes), é preciso ficar de olho aberto para não cair em super-ofertas de mentiras.
O primeiro passo que você deverá seguir para evitar ser enganado e fazer boas compras Black Friday é investigar de quem você irá comprar. A empresa que está fazendo a oferta é segura e confiável?
Para saber isso, existem dois métodos. O primeiro deles é acessar a lista do Procon com as lojas virtuais consideradas não-confiáveis durante a Black Friday.
O órgão de defesa do consumidor preparou uma lista com mais de 500 lojas cadastradas que costumam fazer práticas ilegais segundo o Código do Consumidor e que você não deve comprar nelas. Clique aqui para verificar a lista!
O segundo passo para conferir se a empresa que está te vendendo algo é confiável é pesquisar por ela em sites como o Reclame Aqui ou o Reclamão. Empresas grandes vão ter muitas reclamações, mas o ideal é observar quantas foram respondidas e quantas pessoas disseram que não farão mais negócio com essa empresa.
Depois de verificar se a empresa é confiável, é hora de checar se a oferta que chegou até você é confiável ou não. O primeiro passo, claro, é usar o bom senso – se alguém oferecer um iPhone 7 por R$ 200, é claro que se trata de um golpe.
Porém, existem alguns sites confiáveis para você se sentir mais seguro nas suas compras Black Friday. Esses sites registram os preços dos produtos durante todo o ano e você pode verificar se a loja onde vai comprar subiu o preço do produto para te enganar.
Confira uma lista com esses sites:
Por fim, vale lembrar alguns segredos de segurança para evitar ser hackeado na Black Friday 2016: