Ultimamente vem se falando muito sobre a possível proibição do aplicativo Waze aqui no Brasil, mas poucas pessoas sabem o verdadeiro motivo.
No dia 30 de foi aprovado por unanimidade o parecer na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Projeto de Lei 5596/13, esse Projeto de lei prevê a proibição de todo e qualquer aplicativo ou rede social na internet que alerte motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito.
Essa aprovação não significa que o Waze ou qualquer outro dispositivo com esta função já esteja proibido, para isso acontecer este projeto terá que ser apreciado novamente e se aprovado seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça para ser discutido na Câmara Federal, depois Senado e Presidência da Republica para ser sancionado ou não. Ou seja, ainda há um caminho a ser percorrido até que isso aconteça definitivamente.
Ressaltando que o problema não é o Waze em si, mais sim a funcionalidade que permite localizar e compartilhar onde está ocorrendo fiscalizações de transito. Caso seja aprovado esse Projeto de Lei o Waze deverá se ajustar perante a mesma, caso contrário haverá proibição.