O ano de 2016 é um ano muito, muito especial para os gamers do mundo todo. Foi nesse ano que tivemos o anúncio do novo console da Nintendo, o Nintendo Switch, além do anúncio do aguardado The Last of Us 2. Porém, mais importante do que isso, foi o ano de lançamento de dois títulos históricos que a maioria das pessoas achou que nunca veria: Final Fantasy XV e The Last Guardian.
Final Fantasy XV passou 10 anos no forno para ser lançado. O game chegou a ser anunciado em 2006, na E3 daquele ano, como um dos títulos de lançamento do PS3, mas só chegou as lojas agora, dez anos depois, para o PS4.
Já The Last Guardian teve um trajeto muito, muito mais complicado.
O projeto de desenvolvimento do game começou em 2005, quando o genial Fumito Ueda, chefe do Team Ico e responsável por games como Ico e Shadow of the Colossus, começou a ter as primeiras ideias sobre o game e começou a projetá-lo em seus projetos oficiais.
Em 2007, o Team Ico começou a trabalhar oficialmente no game em tempo integral e foi em 2009 que o game chegou ao público através de anúncio na E3 2009. Na ocasião, o game deveria ser um dos principais títulos para o PlayStation 3.
Porém, foi após o anúncio público que as coisas começaram a se complicar. Como apenas o Team Ico poderia trabalhar em The Last Guardian (nenhum outro time da Sony poderia mexer no projeto), e o Team Ico era muito menor do que os outros times de desenvolvimento da Sony, The Last Guardian começou a ficar para trás e eles começaram a ter muitos problemas para conseguir produzir o jogo como Fumito Ueda queria.
A situação começou a ficar tão complicada que o game não rodava mais na quantidade de frames por segundo aceitável para ser lançado. O próprio vídeo de exibição do jogo na E3 teve de ter sua velocidade aumentada porque não rodava num nível aceitável para exibir.
Foi quando a Sony decidiu colocar outros times de desenvolvedores no projeto, chamando o time de Santa Monica Studios (responsável pelos games da franquia God of War) para revisar toda a programação do game para tentar melhorar a performance dele.
Em 2012, a Sony começou a preparar o PlayStation 4 e decidiu que The Last Guardian seria lançado para o novo console, que poderia lidar melhor com suas complicações técnicas. Essa decisão fez com que Fumito Ueda e o Team Ico pedissem demissão e saíssem da Sony.
Os japoneses continuaram trabalhando no projeto mesmo com o fim do Team Ico: Jinji Horagai, programador chefe do projeto e do Team Ico, fundou um novo estúdio e empregou a maioria dos funcionários do Team Ico, auxiliando no projeto de desenvolvimento de The Last Guardian como desenvolvedor terceirizado. Fumito Ueda também continuou no projeto, mas como terceirizado.
Agora que já está disponível para ser jogado, The Last Guardian teve uma boa recepção por parte da crítica, que deu uma nota geral de 84 (num máximo de 100) no Metacritic, o principal agregador de críticas de games.
E você? Já teve a chance de jogar The Last Guardian?