Quem tem um smartphone um pouco mais velho que o convencional (com mais de 2 ou 3 anos, por exemplo) deve conhecer o projeto CyanogenMod, um sistema operacional baseado no Android, que foi desenvolvido para manter atualizados esses smartphones mais velhos, que já perderam o suporte oficia das suas fabricantes.
Sendo assim, quem conhece o CyanogenMod tem uma notícia triste pela frente: o fim do site. A Cyanogen, empresa responsável por manter o projeto no ar, anunciou no último dia 25, bem no Natal, que daria um fim ao desenvolvimento da plataforma, além de acabar também com todos os serviços disponibilizados pelo CyanogenMod.
Isso significa que toda a infraestrutura da Cyanogen (servidores, conexões e afins) seriam liberados para trabalhar em outros projetos da empresa, além dos desenvolvedores do projeto que deixariam de contribuir com o CyanogenMod e trabalhariam em outros projetos da empresa.
Por isso, apesar do CyanogenMod ser um projeto de código aberto, ele não seria mais continuado e teria de achar outra infraestrutura para ser hospedado.
Isso tudo aconteceu no dia 23 de dezembro, com a empresa prometendo que fecharia o CyanogenMod em 31 de dezembro. Porém, temendo o pior, os fãs desenvolveram um projeto igual chamado LineageOS e hospedaram todo o código do CyanogenMod lá. Como uma espécie de retaliação, a Cyanogen tirou o CyanogenMod do ar uma semana antes do prevista e nenhuma ROM de sistema operacional pode ser baixada por lá.
Agora espera-se que o LineageOS possa suprir o vazio deixado pelo CyanogenMod. Vale lembrar que existem outras ROMs de sistema operacional disponíveis na Internet sobrevivendo de doações de usuários que adotam esses sistemas operacionais em seus dispositivos móveis.
Além disso, o LineageOS deverá herdar toda a força da comunidade CyanogenMod, que era a mais famosa e com mais usuários do mundo.
Já para a Cyanogen, o futuro reserva outro projeto. A empresa vai continuar desenvolvendo seu próprio sistema operacional, o Cyanogen OS. A empresa vai focar especificamente no desenvolvimento do Cyanogen Modular OS, uma alteração do seu sistema operacional focanddo na capacidade de transformá-lo de maneira modular. Ou seja: com essa capacidade, o Cyanogen Modular OS permitiria que os diferenciais de software possam ser instalados ou implantados em qualquer ROM de Android, sem precisar de um novo sistema operacional completo.
Você sentirá falta do CyanogenMod? Conte pra gente nos comentários abaixo!