Um dos grandes problemas do nosso planeta no momento é a poluição. Por causa do excesso de emissão de carbono na atmosfera, além da poluição com plásticos nos oceanos, estamos vendo a temperatura média da Terra subir, o que pode ter efeitos devastadores para nossa vida.
Uma das causas dessa poluição é a nossa atividade industrial, que tem emitido uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
Agora, Jeff Bezos, fundador da Amazon, tem um plano para resolver essa questão: mandar toda a nossa indústria para a Lua.
O executivo anunciou em uma palestra que tem um projeto interessante em parceria com a NASA e a Agência Espacial Europeia para criar uma rede de trabalho no espaço.
Em entrevista durante a International Space Development Conference, em maio, Bezos revelou que "temos de sair do planeta". Segundo o executivo, quando deixarmos a Terra, vamos "torná-la melhor. Nós vamos e quem quiser pode ficar".
A ideia é criar uma rede de fábricas e indústrias em asteróides vazios que rodam pela galáxia. O grande centro dessa rede seria a Lua, com uma base de trabalho permanente.
Se o plano de Bezos for realizado, milhões de pessoas passariam a trabalhar e viver no espaço, o que poderia ajudar a reduzir a poluição na Terra.
Para sustentar tudo isso, teríamos de usar energia solar. Usaríamos a energia do Sol para manter as indústrias pesadas e as bases de ocupação na Lua e nesses asteroides, enquanto o planeta Terra seria zoneado com residências e, no máximo, indústrias leves.
"A Terra não é um lugar muito bom para termos indústrias pesadas. Agora é a única solução, mas não em um futuro próximo. Estou falando de décadas, no máximo 100 anos, onde será muito mais fácil fazer no espaço as coisas que fazemos na Terra hoje, porque teremos mais energia lá", disse o executivo.
A curto prazo, a ideia de Bezos é financiar a sua empresa Blue Origin para diminuir o custo de acesso ao espaço. A ideia é que seu foguete renovável possa deixar mais fácil chegar ao espaço, assim como os foguetes da SpaceX, de Elon Musk.
A ideia de Bezos, porém, é construir sua nave em parceria com a NASA e a Agência Espacial Europeia.
E aí, o que você acha dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo!