Um cenário apocalíptico tomou conta de uma rua no Japão nessa semana. Na cidade de Fukuoka, que fica na parte norte do país e muito próximo da Coréia do Sul, as obras do metrô feitas na cidade acabaram provocando uma cena assutadora onde uma cratera engoliu parte da rua da cidade.
Antes de mostrar o acontecido, um pouco de contexto.
A prefeitura de Fukuoka iniciou obras para poder expandir a linha de metrô na cidade, que é a cidade mais populosa da ilha de Kyushu e uma das mais importantes do Japão. Estima-se que a população da cidade é de mais de 1 milhão e 300 mil habitantes e que sua densidade populacional seja de 4054 pessoas por km², um número extremamente alto. Para se ter uma ideia, apenas três países teriam uma densidade populacional maior que de Fukuoka e algumas outras tantas cidades poderiam ser consideradas mais densas que essa cidade japonesa.
Para melhorar a mobilidade urbana dessa cidade tão recheada, a prefeitura deu início as obras de expansão do metrô local. Porém, os primeiros problemas começaram a aparecer assim que as obras tiveram início, com o surgimento de duas crateras numa das ruas principais da cidade.
Aos poucos, a rua foi começando a ceder e a ceder e os buracos foram aumentando e aumentando e aumentando e aumentando até que... bme, a cratera ficou grande demais e acabou engolindo a rua. Veja nesse vídeo abaixo, feito por um cinegrafista amador na própria cidade:
Como deu para ver, foi uma visão assustadora. Afinal, em qualquer momento os prédios locais poderiam ceder também e cair dentro dessa enorme cratera que surgiu na rua, aumentando exponencialmente os danos e até mesmo matando algumas pessoas no processo.
Segundo a CNN local, o buraco ficou com 30 metros de diâmetro e cerca de 15 metros de profundidade, um buraco enorme e com potencial para causar uma verdadeira catástrofe se algo tivesse dado ligeiramente errado. Para se ter uma ideia, o buraco comeu parte da calçada da rua e deixou os prédios locais a centímetros de caírem também.
A prefeitura de Fukuoka assumiu a responsabilidade pelo incidente e se comprometeu a fechar o buraco o mais rápido possível, utilizando um material especial para que, no futuro, não aconteçam outras surpresas como essa. A expectativa é que a obra para fechar esse buraco seja completada na semana que vem.
Assista o vídeo:
Para ver mais fotos, clique aqui.