Os Correios passam por uma grave crise financeira, fechando o ano com prejuízos seguidos e quase conseguiram acabar com o serviço de E-Sedex no ano passado, alegando que o recurso não dava lucro. Agora, a estatal de entregas postais do Brasil anunciou um novo projeto para conseguir angariar mais recursos durante o ano: uma operadora de celular.
A nova função dos Correios terá o nome de Correios Celular e será o que chamamos de operadora móvel virtual. O serviço será credenciado e será realizado pela EUTV - basicamente, toda a infraestrutura, sistema operacional para o funcionamento da estratégia e a cobrança será feita pela EUTV, com a divisão Correios Celular, dos Correios, funcionando apenas como marketing e o sistema de vendas da estatal.
A empresa vai operar na faixa de 2,5 GHz em São Paulo e vai contar com um apoio da TIM para poder atuar em outras localidades do país.
O foco da ação da Correios Celular está nas classes C e D do país, com planos de utilização básicos e baratos, sem muita complicação. Num estágio inicial, a ideia é vender apenas planos pré-pagos, que serão disponibilizados em qualquer uma das 12 mil agências da empresa pelo Brasil.
O serviço da Correios Celular estará disponível a partir de fevereiro em São Paulo e, aos poucos, será disponibilizado para todo o Brasil. A ideia da empresa é angariar cerca de 1 milhão de usuários em 2017, mas sem efetivamente entrar na briga do mercado de operadoras brasileiras. A ideia é realmente oferecer um serviço mais transparente aos consumidores e promover a inclusão digital das classes C e D.
Como o serviço da Correios Celular será credenciado, isso significa que qualquer reclamação ou problema terá de ser resolvido pela EUTV, com os Correios ficando responsável apenas pela divulgação do serviço e comercialização dele.
A empresa ainda não divulgou exatamente qual será o custo de cada plano pré-pago do seu serviço e nem como será o custo de cada ligação ou acesso à Internet e outros pontos importantes. Esse tipo de detalhe deverá ser revelado mais perto do lançamento oficial do serviço.
E aí, você se interessou pelo serviço de operadora celular dos Correios ou prefere ficar com o seu serviço atual mesmo?