A ficção científica está cheia de exemplos de robôs-mechas para todos nós. No cinema, por exemplo, temos exemplos de mechas em filmes como Círculo de Fogo, Avatar, Star Wars ou Transformers, também em animes como Gundam ou video-games como Front Mission ou Metal Gear Solid.
O sonho de construir um robô "usável", onde poderemos entrar e controlá-lo, nos tornando mais fortes e capazes no processo, move a ficção científica, mas move também nossas pesquisas científicas. Pense quantos lugares de difícil acesso poderíamos alcançar se tivéssemos essas ferramentas ou quão rápidos seríamos para construir casas se utilizássemos robôs-mechas.
Os coreanos querem descobrir isso ao construir um robô-mecha de verdade.
Vitaly Bulgarov é um artista conceitual que tem uma experiência grande em trabalhar com a ficção-científica futurista. Ele foi, por exemplo, um dos principais nomes na concepção visual do jogo StarCraft, da Blizzard, um dos mais jogados do mundo.
Atualmente, Bulgarov está trabalhando com uma empresa sul-coreana chamada Korea Future Technology, com o objetivo de desenvolver um projeto chamado METHOD-1: um robô-mecha real, enorme e 100% funcional.
A ideia não é criar um "truque", como outros mechas que "existem" e nem algo que simule algumas funções, mas sim um robô-mecha funcional como na ficção-científica, capaz de se movimentar e ser controlado por um piloto.
O projeto da Korea Future Technology não é aplicar o mecha diretamente no mercado como solução para alguma coisa. Por exemplo, eles não pretendem vender o robô como uma aplicação militar ou de polícia. Nem mesmo vender o robô em si para construtoras, corpos de bombeiro ou afim.
A ideia, POR ENQUANTO, é montar o mecha para descobrir o que nele é útil. Por exemplo, imagine que eles montam o robô e descobrem que os braços criados são um pouco inúteis, mas o desenvolvimento de locomoção criado por ajudar gente com paralisia nas pernas a andar novamente - nesse caso, eles vão pegar o trabalho nas pernas do mecha para desenvolver essa solução tecnológica.
Você pode ver o protótipo coreano em funcionamento abaixo:
E aí, encantado com a possibilidade de termos robôs-mechas no mundo em breve? Conte pra gente a sua opinião abaixo!