2016 foi um ano bem interessante para o cinema mundial. Muitos filmes de super-heróis diferentes foram lançados, Star Wars teve seu primeiro spin-off e muita coisa divertida estreou nos cinemas pelo mundo todo.
Não à toa, foi um dos anos de maior arrecadação na história do cinema, com bilheterias recordes pelo mundo inteiro.
Porém, também foi um ano de muita pirataria. Apesar de empresas como a Netflix, Hulu e a Amazon terem aparecido e se popularizado muito e diminuido em grande quantidade os downloads ilegais na Internet, ainda assim muita coisa foi baixada na rede em 2016.
E hoje o site TorrentFreak, especializado no cenário de downloads na Internet (mas sem disponibilizar nenhum conteúdo pirata para seus leitores), divulgou uma lista com os 10 filmes mais pirateados do ano em todos os sites dedicados a esse tipo de conteúdo.
Confira o Top 10 e alguns poucos comentários logo abaixo:
É interessante notar que, dessa lista dos dez filmes mais pirateados, estão 5 das 10 maiores bilheterias do ano passado. Além disso, vale lembrar que filmes como Star Wars – Rogue One e Animais Fantásticos e Onde Habitam, que completam a lista das 10 maiores bilheterias de 2016, não estão disponíveis para download.
Por isso, é seguro afirmar que apenas três dos dez filmes mais vistos do ano não estão também entre os mais baixados (Zootopia, Pets e Mogli).
Além disso, da lista dos mais baixados, dois filmes são de 2015 (O Regresso e Star Wars: O Despertar da Força) e tiveram ótimo desempenho nas bilheterias. Apenas filmes como Warcraft ou Independence Day podem vir a reclamar de não ter tido um bom resultado nas bilheterias por causa da pirataria.
O destaque do ano, claro, fica para os filmes de Super-heróis (são 5 na lista, todos na lista dos mais vistos também) e para Deadpool, que teve o orçamento mais baixo da lista (“apenas” $85 milhões de dólares) e lucrou mais de $800 milhões nas bilheterias mundiais, uma das maiores do ano.
E aí, você assistiu algum desses filmes no cinema? O que achou deles?