Um grupo de pesquisadores do MIT, um dos colégios e instituições de ensino e pesquisa mais famosos do mundo, desenvolveu um material que poderá ter aplicações práticas diversas e que pode ter um impacto profundo na nossa vida futura: um material 10 vezes mais resistente e 20 vezes mais leve do que o próprio aço!
Esse material, ainda não nomeado, foi feito através de pequenos flocos de grafeno que foram comprimidos e fundidos. O grafeno é uma estrutura derivada do carbono e, por ter uma forma bidimensional, é formado por uma espécie de camada única de átomos que ficam organizados em hexágonos. Dessa maneira, ele se torna o material mais resistente que existe no planeta.
Esse conhecimento já é relativamente "antigo", nossos pesquisadores já sabiam que isso existia. O problema todo é que essa forma do grafeno é bidimensional, não podendo existir em estruturas tridimensionais. Talvez você conseguisse uma folha de papel de grafeno nessa forma bidimensional, mas não conseguiria uma caixa, por exemplo.
Porém, o progresso feito pelos cientistas do MIT foi exatamente esse: agora eles conseguem manipular a forma do grafeno através de um modelo matemático avançadíssimo que é capaz de entender o comportamento das estruturas de grafeno comprimido quando uma pressão é aplicada.
Segundo o pesquisador Markus Buehler, o chefe do departamento de engenharia civil do MIT, o material de grafeno é extremamente útil, claro, mas a descoberta mais valiosa do estudo é justamente a fórmula matemática que permite que o grafeno bidimensional seja trabalhado de forma tridimensional.
Segundo ele, podemos substituir o grafeno por basicamente qualquer outra coisa para adquirir ainda mais resistência se usarmos a mesma fórmula. Assim, poderíamos criar prédios muito mais resistentes e leves, que seriam capazes (por exemplo) de resistir a mais eventos naturais e até mesmo terremotos.
Carros também seriam mais resistentes, assim como aviões e outros meios de transporte. A vida, no geral, ficaria mais segura com a aplicação dessa tecnologia no nosso cotidiano. É só olhar para ver onde o aço é aplicado na nossa sociedade e imaginar um material que seja muito mais resistente e mais leve sendo aplicado no lugar. Incrível, não?