A nova loja da Amazon, que ainda está em fases de testes, permite que o cliente entre no estabelecimento, pegue seus produtos e simplesmente saia da loja, sem precisar passar por filas e nem por complicações.
Como isso funciona? Bem, é simples de explicar mas difícil de fazer.
Você abre o aplicativo da Amazon no seu celular e entra na loja. Com o aplicativo aberto, basta escolher os produtos na prateleira e levá-los para casa, sem precisar de fila no caixa ou algo assim.
Quando você sai da loja, o aplicativo dá o check-out de todos os seus produtos e desconta o valor no cartão de crédito.
Em termos técnicos, o estabelecimento funcionaria com prateleiras com uma visão computacional e vários sensores para conseguir entender quem é você e que produto foi levado. Com essa tecnologia, é possível identificar cada cliente e também controlar os recursos retirados da prateleira.
Além disso, é possível devolver os itens removidos da prateleira, com o mesmo sendo feito do seu carrinho virtual no aplicativo da Amazon.
Por enquanto, essa loja incrível da Amazon Go será aberta ao público apenas na cidade de Seattle, nos EUA, em formato de testes. Atualmente, funcionários da empresa estão utilizando a loja como um mercado normal, garantindo que as coisas funcionam como deveriam.
Claro que há o risco de “roubo” de produtos. Afinal, uma pessoa que não fosse cliente da Amazon poderia entrar e pegar os produtos, então resta saber como esse tipo de situação seria corrigida pela empresa.
Além disso, existe a questão dos empregos perdidos nessa automação dos serviços. Apesar da loja precisar de trabalho humano para funcionar (não só dos técnicos de manutenção, mas também para alguém montar a loja, organizar produtos e lidar com essas questões), alguns empregos seriam eventualmente perdidos caso todos os supermercados do planeta utilizassem o mesmo sistema.
Ainda não há planos para a expansão do projeto Amazon Go e a abertura de lojas iguais em outras cidades dos EUA e do mundo. Mas seria ótimo ir para o supermercado sem pegar filas, não é mesmo? O que você acha dessa tecnologia? Conte pra gente!