Toda vez que um novo iPhone, video-game ou produto de alta tecnologia tem seu preço no Brasil divulgado, nós ouvimos as mesmas piadas e comentários: "Por esse preço eu compro uma casa", "Prefiro dar entrada num apartamento com esse dinheiro" ou "Meu Fusca vale isso tudo".
Apesar de ser uma reclamação válida dos altos preços de produtos de tecnologia no Brasil, essas comparações não são verdadeiras. Não dá para comprar uma casa com o preço de um iPhone 7. Bem, a não ser que você esteja na China.
Uma história postada no fórum chinês Tian Ya Yi Du contou como uma mulher chinesa conseguiu comprar uma casa através de um iPhone 7. Ou melhor, 20 iPhones 7.
Com o nome fictício de Xiaoli (para preservar a identidade da moça), essa mulher chinesa mantinha um relacionamento com 20 outros rapazes (provavelmente pela Internet). Para cada um deles, ela pediu um iPhone 7 de presente.
Quando ela ganhou os 20 iPhones 7, ela decidiu revendê-los através de um site chamado Hui Shou Bao, mais ou menos no estilo Mercado Livre.
Xiaoli conseguiu um total de 120 mil yuans, o que convertendo em real daria algo como R$ 57 mil. Com esse valor, ela deu entrada em uma casa em uma região rural do país.
O autor do post no fórum Tian Ya Yi Du, chamado Proud Qiaoba, revelou que a família de Xiaoli "não é muito rica" e que atravessou muitas dificuldades financeiras.
A história de Xiaoli tem se tornado a grande sensação nas redes sociais da China. Todos possuem uma opinião (que vão de diferentes extremos) sobre o que a jovem fez – mas será que essa história é verdadeira?
A BBC, uma das principais empresas de jornalismo do mundo, foi atrás de confirmação dessa história para tentar saber a verdade.
Como Xiaoli não se pronunciou e nem apareceu publicamente, o máximo que a empresa conseguiu foi a confirmação de uma loja de que uma mulher realmente adquiriu 20 iPhones 7 em outubro desse ano pelo valor de 120 mil yuans.
Mais do que isso, não foi possível apurar.
O que você acha? Essa história é verdadeira? Você concorda com esse plano?