A Amazon revelou, há algum tempo, que pretende instalar um sistema de entrega de encomendas por drones.
Não que seja o REAL plano da empresa, mas a tecnologia é o objetivo da Amazon. Com ela, eles podem vender ou alugar o sistema para outras empresas que pretendam fazer esse tipo de serviço.
Mas como tudo atualmente, a China já fez primeiro.
A empresa SF Express, a maior empresa de logística, transporte e entregas na China, confirmou que uma das suas subsidiárias (a Fengyu Shuntu Technology, recebeu a autorização do governo chinês para começar a explorar comercialmente o serviço de entregas de encomendas por drones.
A empresa já estava testando essa tecnologia de entrega de encomendas com um transporte aéreo autônomo há algum tempo, mas agora conseguiu o aval para oferecer esse recurso para clientes e receber por isso.
No momento, o aval dado pelo governo chinês é limitado. A Fengyu Shuntu não pode trabalhar com os drones nas grandes cidades costeiras da China, mas sim criar um sistema de distribuição de encomendas pelo interior do país.
Isso porque o espaço aéreo na costa chinesa é muito disputado e é mais simples estabelecer essa dinâmica no interior, menos povoado.
Além disso, o interior da China possui menos prédios altos (e menos risco de acidente), facilitando o trânsito dos drones, e também mais casas com quintais para o pouso das aeronaves.
Para essa operação funcionar, a empresa montará um sistema em três estágios.
No primeiro, aviões levarão os produtos e encomendas a serem entregues pelo interior para alguns centros de distribuição espalhados pelo país. Dali, alguns grandes drones farão o transporte para centros de distribuição mais avançados e regionalizados. Desses centros, pequenos drones levarão as encomendas individuais para as casas dos moradores.
No Brasil funcionaria mais ou menos assim: um avião levaria as encomendas para o centro de distribuição do estado de São Paulo, por exemplo.
Depois, drones levariam a carga para centros avançados em pequenas regiões do estado, como o Grande ABC, o Vale do Paraíba e outros.
Desses centros, pequenos drones levariam as encomendas para cada cliente.
Um dos grandes drones do segundo estágio do projeto consegue carregar até 1,2 tonelada de carga.