Se você acha que o desemprego está alto no mundo atualmente - temos uma projeção de cerca de 199,4 milhões de desempregados no fim de 2016 no mundo todo - então pode começar a temer: a expectativa do CEO do LinkedIn é que esse número cresça pelo menos mais 5 milhões nos próximos quatro anos.
Jeff Weiner é o CEO do LinkedIn e participou de um painel da Code Enterprise, um evento de palestras e conversas sobre o futuro da indústria tecnológica e do trabalho nos próximos cinco anos. Nesse painel, que Weiner dividiu com Kurt Wagner (editor do Recode) e com Kara Swisher, os três executivos discutiam sobre o futuro do mercado de trabalho.
Foi nessa discussão que Weiner soltou a bomba sobre o futuro do mercado de trabalho na indústria de tecnologia. Segundo o Fórum Econômico Mundial (e Jeff Weiner), a estimativa é que o mundo perca cerca de 7 milhões de postos de trabalho com o avanço de diversas áreas do desenvolvimento tecnológico. Como novas tecnologias costumam cortar empregos e gerar outros, esses avanços devem gerar mais 2 milhões de empregos, deixando um saldo negativo de 5 milhões de desempregados até 2020.
A solução para esse tipo de problema, segundo o CEO do LinkedIn, envolve o termo "educação contínua". Weiner disse que o mundo onde escolhíamos uma faculdade e nos preparamos para anos no mercado de trabalho através de um mesmo curso acabou. A partir de agora, o mercado exigirá profissionais versáteis e que possam transitar de uma área para outra. Se hoje você trabalha no setor de comunicação, por exemplo, amanhã poderá acabar caindo na área de Marketing ou Audiovisual. Se você trabalha com Engenharia, poderá migrar para área de TI ou pesquisas. Enfim, não há mais a ideia de que temos de ter uma profissão só, como uma espécie de "linha de montagem da sociedade", mas sim participando e engajando em diversos projetos durante nossa carreira.
O que você acha dessa previsão de futuro? Ameaçadora ou promissora? Acredita que poderemos nos reinventar e encontrar lugar num mercado de trabalho dinâmico ou ficaremos perdidos sem saber como seguir a linha tradicional de trabalho adotada anteriormente?