Todas as empresas produtora de celulares brigam para ocupar o topo dos rankings de dispositivos mais poderosos do mercado.
De certa forma, esse ranking é um grande dispositivo de marketing, já que as pessoas querem sempre saber qual o aparelho mais forte e com mais capacidade.
Recentemente, o iPhone X era o líder do ranking de celulares mais potentes do AnTuTu, um dos mais respeitados do mundo nesse segmento.
Depois, o Samsung Galaxy S9+ foi lançado e, como esperado, ultrapassou o iPhone X (a expectativa é que o próximo iPhone consiga ultrapassá-lo de volta).
Porém, antes da Apple ter a chance de tentar recuperar o posto, a Huawei surpreendeu.
A empresa lançou recentemente os celulares da família P20, sua linha de smartphones topo de gama, e deverá atropelar todos os concorrentes nos rankings de celulares mais potentes do mundo.
A empresa deverá lançar no fim do ano o Mate 20, seu principal aparelho smartphone dessa época.
Um dos atrativos do celular é que ele terá um processador Kirin 980, uma versão melhorada do Kirin 970, utiolizado hoje pela própria Huawei e outras marcas chinesas.
O AnTuTu fez um teste com o processador Kirin 980 e descobriu que ele é um monstro! A pontuação do processador na avaliação do site chegou a incríveis 356.918 pontos, um recorde absoluto.
Para se ter uma ideia para padrão comparativo, o processador do Galaxy S9+ (o atual líder do ranking) tem apenas 264 mil pontos, quase 100 mil pontos a menos que o Kirin 980.
O segredo do Kirin 980 é que ele virá com um processo de 7 nanômetros com núcleos Cortez-A75, que possuem avanços em NPU (unidade de processamento neural). Ou seja: é um processador para tarefas relacionadas a inteligência artificial sendo utilizado para dar mais poder a um smartphone.
Considerando o fato que a câmera do P20 Pro, atual smartphone da Huawei, é a líder no Ranking do DxOMark e que o Mate 20, que vem aí com o Kirin 980, deverá ter um sistema de três sensores traseiros ao invés de 2 ou um, como a Apple e a Samsung fazem, dá para assumir que o Mate 20 terá um sistema de câmeras incrível também.
Se os chineses souberem alimentar tudo isso com bastante memória RAM e uma boa capacidade gráfica, além de uma boa bateria e uma tela de qualidade, o Mate 20 deverá ser o melhor celular já lançado no mundo.