A cada dia que passa, temos mais e mais novidades tecnológicas que tornaram os carros cada vez mais seguros e autônomos.
Enquanto empresas como a Tesla trabalham no desenvolvimento de um veículo totalmente autônomo, sem que o humano precise dirigí-lo, algumas outras empresas estão utilizando tecnologias parecidas para certas partes do veículo. Como a Toyota, por exemplo. A montadora japonesa anunciou que vai instalar em seus carros o Safety Sense, seu novo sistema de segurança, que virá com duas novidades muito legais a partir de 2018.
Uma dessas novidades será a capacidade de frear sozinho. O carro utilizará sensores para detectar a presença de outros veículos ou pontos de colisão na sua rota.
Com essa informação, o veículo irá "assumir o controle" de si mesmo e frear, para evitar bater em o que quer que seja e proteger os seus ocupantes.
O outro recurso também utilizará os sensores do caro para proteger vidas.
Você já andou de noite de carro e tomou um susto com um pedestre atravessando a rua? Ou o contrário: era pedestre e ficou com a sensação de que o motorista do carro não enxergou você até ser quase tarde demais?
Pois saiba que isso não é culpa nem do pedestre e nem do motorista: à noite, a visibilidade fica menor mesmo e muitos acidentes são causados por causa disso.
Agora, o Safety Sense dos carros da Toyota irá utilizar sensores para detectar pedestres na rua à noite e comunicar isso para o carro. Assim, o motorista poderá diminuir a velocidade do carro e, mesmo que ele não o faça por alguma razão, o próprio veículo irá reduzir a sua velocidade para não atingir o pedestre.
Por fim, o Safety Sense ainda irá avisar o o motorista caso o carro saia da pista por alguma razão: como se o motorista cair no sono, por exemplo.
Muitas estradas no mundo todo já possuem recursos para tentar acordar motoristas que caiam no sono enquanto dirigem, mas o próprio carro vai detectar esse cenário e agir para acordar o usuário e evitar um acidente que pode ser fatal.
E aí, o que achou da novidade? Gostou? Deixe seu comentário abaixo!