A Uber enfrenta alguns problemas jurídicos e éticos em vários lugares do mundo, mas isso não tem impedido a empresa de continuar a expandir seus domínios para outras áreas de atuação.
Nessa semana, a empresa anunciou que seu serviço de transporte de cargas via caminhões autônomos já começou a funcionar nos EUA.
Na verdade, os caminhões são "autônomos" com aspas, pois o processo ainda requer humanos em certas etapas.
O projeto da Uber funciona assim: a empresa montou duas centrais de distribuição nos EUA, no estado do Arizona: uma na cidade de Sanders e outra em Topock. As duas cidades são separadas pelo Grand Canyon e cerca de 550 quilômetros de distância.
Quando uma empresa pede pelo frete de carga, um caminhoneiro registrado ao Uber vai até a sede dessa empresa e carrega o material que será transportado.
Então ele leva esse material até a central de distribuição mais próxima, seja em Topock ou Sanders.
Na central de distribuição, o material é retirado do caminhão com um motorista humano e repassado par aum caminhão da Uber Freight, que dirige sozinho.
Então o caminhão autônomo segue pelos 550 quilômetros até a outra central de distribuição, onde a carga é descarregada e segue para algum outro motorista humano que a levará até o destino.
Apesar de atuar em uma área tecnicamente pequena (apenas no estado do Arizona), a Uber afirma que já realizou mais de mil viagens com seus caminhões sem nenhum problema.
A tecnologia utilizada para fazer o caminhão rodar de maneira autônoma é diferente daquela utilizada em outras iniciativas do tipo.
A tecnologia foi fornecida pela startup Otto, comprada pela Uber em 2016. Na ocasião, a Otto desenvolveu um caminhão capaz d erodar longas distâncias sem motorista, ao utilizar um sistema de laser que detecta veículos e outros objetos em todos os lados. Além disso, o caminhão leva um radar no para-choque e uma câmera muito moderna no para-brisa.
Assim, o sistema consegue captar todos os tipos de dados e transformá-los em direções para o caminhão seguir viagem sozinho.
A viagem pelas rodovias é mais segura para carros autônomos pois envolvem menos tomadas de decisões. Como as rodovias são praticamente retas e com menos acidentes, os carros autônomos já se saem bem nelas, ao contrário da movimentação em cidades que possuem mais elementos no trânsito (mais sinalizações e objetos).