No WhatsApp, cada mensagem enviada é acompanhada de um pequeno símbolo no canto inferior direito. Quando o símbolo é uma bola, significa que a mensagem não foi enviada; quando tem um tique cinza, ela foi enviada, mas não recebida; dois tiques cinza, enviada e recebida; com o tique azul, a mensagem foi recebida e lida.
Porém, algumas pessoas consideram esse "código" uma invasão de privacidade. Afinal, nem todo mundo quer responder as mensagens na hora e, se o WhatsApp avisa que a mensagem já foi lida, fica um clima ruim com a outra parte.
É por isso que muitas pessoas desativam a identificação do tique azul, evitando que o Whatsapp identifique se a mensagem já foi lida ou não.
Porém, contudo e todavia, um novo bug do aplicativo parece ter permitido que as pessoas possam saber se as mensagens foram lidas ou não foram dentro do aplicativo, mesmo para quem desativa o tique azul.
Quer saber como? Continue lendo!
Esse truque funciona tanto no Android como no iOS e o procedimento para realizá-lo é o mesmo.
Para tal, envie uma mensagem para um contato que tenha como desativado o recurso de confirmação de leitura.
Para saber se o contato desativou ou não a confirmação de leitura, é só checar as mensagens anteriores trocadas com o contato e ver se as mensagens respondidas tem um tique azul ou cinza. Se as mensagens anteriores estiverem cinza, então o contato tem o recurso de confirmação desativado.
Para descobrir se a pessoa jáleu ou não sua mensagem, é simples: basta enviar um áudio.
Exatamente! Envie um áudio de qualquer duração. Nem precisa dizer nada, pode ser um segundo em silêncio (e dizer que enviou sem querer, por exemplo) ou algo do tipo.
O bug do WhatsApp faz com que a confirmação de leitura do áudio tenha o tique azul mesmo que a confirmação de leitura das mensagens não tenha. Ou seja: eles são processados separadamente.
Então quando o contato ouvir o áudio, você receberá a confirmação de que o áudio foi lido e, por consequência, as mensagens anteriores já foram lidas também.