Pokémon GO vem vivendo um período de estabelecimento e até mesmo de crescimento na sua base de jogadores.
Depois de um começo sensacional, uma queda brusca e um período "esquecido", os novos recursos do game começaram a conquistar os jogadores de novo, já que agora ele está mais ou menos como todos esperavam que ele fosse no seu lançamento.
Por isso, não é de se estranhar que a Niantic tenha anunciado que o jogo finalmente chegou na marca de $1,2 bilhão de dólares em receitas em quase um ano de lançamento.
Nada mal para um jogo mobile e gratuito, hein?
Segundo um relatório da Sensor Tower, uma empresa de pesquisa, o Brasil apesar de ser um dos países que mais joga Pokémon GO, é um dos que menos gasta dinheiro no game.
Para quem não conhece, Pokémon GO permite que o jogador possa comprar as chamadas PokéCoins para adquirir alguns itens dentro do game, como Pokébolas ou Lures.
É exatamente assim que a Niantic conseguiu os $1,2 bilhão de dólares de receita do game.
Segundo o relatório da Sensor Tower, o Brasil gasta em média apenas $0,44 dólares para comprar PokéCoins para investir no game.
Para efeitos de comparação, o país que mais investiu no jogo foi o Japão, onde cada jogador gastou em média $26 dólares.
O primeiro é o número de jogadores no Brasil. São milhões de pessoas que tiveram o game instalado e jogaram Pokémon GO, com o país sendo um dos mais populares no game.
Assim, todo o montante investido é dividido entre toda essa gente, o que deixa o investimento médio muito diluído.
A conta é simples: se 100 milhões de pessoas jogaram Pokémon GO e, no total, nós investimos $100 milhões de dólares, isso daria $1 dólar por pessoa. Porém, se tivéssemos 200 milhões de jogadores, o valor médio seria de $0,50 dólares.
O outro aspecto é o valor da nossa moeda. O Real vale bem menos que o Dólar, o Euro, a Libra ou mesmo o Iene japonês.
Isso faz com que seja mais pesado no bolso do brasileiro investir em Pokémon GO do que os jogadores desses outros países.
Para se ter ideia, o valor mínimo para gastar em Pokémon GO no Brasil é R$ 3,19, o valor atual da cotação do dólar. Isso significa que o mínimo nos EUA é $1 dólar. O máximo aqui é de $389,99 - que nos EUA seria mais ou menos $120.
Em termos de poder de compra, é mais leve pro americano pagar $120 dólares do que pro brasileiro desembolsar $389,99 - que é quase meio salário mínimo.
Além disso, com a crise econômica atual, fica mais difícil gastar com coisas supérfluas como videogames.
O Top 5 Países que mais gastam em Pokémon GO foi o seguinte:
E aí, o que achou da novidade?