O European Inventor Award é um dos prêmios mais importantes para inventores no mundo todo, dirigido pelo European Patent Office, escritório de patentes da União Europeia. E tem brasileiro na fila para vencê-lo na edição desse ano do prêmio.
O brasuca Alex Kipman, que trabalha com a Microsoft e é um dos grandes nomes não só do Kinect, como também do HoloLens, lentes de realidade mista que a empresa americana quer aprimorar para o futuro, está na lista de finalistas para receber o prêmio.
O European Patent Office selecionou 15 finalistas de uma lista de 500 nomes de inventores cujas descobertas e trabalhos ajudaram a resolver problemas médicos, reduzir a poluição no planeta, otimizar as nossas alternativas energéticas ou equipar a humanidade para a era digital.
O trabalho de Kipman entra nessa última categoria, por causa do desenvolvimento do HoloLens.
Esse não seria o primeiro prêmio de relevância conquistado por Kipman por causa do seu trabalho com o HoloLens. O brasileiro também já recebeu o Popular Mechanics Breakthrough Award, o Microsoft Outstanding Technical Achievement Awards e o Inventor of the Year da IPO Education Foundantion, além de ser considerado um dos 25 Nerds do Ano da revista Time.
A lista do prêmio europeu foi formada através de um júri internacional e independente, que fez uma varredura para juntar 500 nomes participantes para receber o prêmio.
Esses nomes vieram de várias fontes: indicações do público, observadores de registros de patentes, curadoria do próprio EPO e até de escritórios nacionais de invenções.
Dessa lista de 500 nomes, foram slecionados 15 finalistas (que vieram de 13 países diferentes, como o Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Polônia, Rússia, Reino Unido, Suécia, Suíça e Estados Unidos).
Ao todo, será dado um prêmio do júri e um prêmio popular, através de votação do público.
Você pode votar no brasileiro Alex Kipman através desse link e conhecer todos os candidatos pelo mesmo caminho.
O vencedor será anunciado no dia 7 de junho, em Paris.
E aí, o que você achou da notícia? É bom ver um brasileiro sendo reconhecido pelo seu trabalho com tecnologia no exterior, não é mesmo? Você vai torcer por ele?