Uma das principais características do Galaxy S8, novo celular da Samsung, é sua tela infinita. Ou seja: uma tela que ocupa a maior parte possível do smartphone, dando a impressão de não ter bordas.
Para poder criar isso, a Samsung teve de abrir mão de uma das suas marcas registradas: o botão Home.
Quem já teve um celular Samsung, sabe que existe um botão no aparelho que você aperta e imediatamente é levado para a tela inicial do dispositivo, saindo de qualquer aplicativo.
Porém, o botão Home do Galaxy S8 não existe mais e se tornou "virtual". E, com isso, trouxe um novo risco: o efeito burn-in.
Efeito burn-in é um dos grandes medos de donos de smartphone no momento. Basicamente, ele acontece quando uma imagem fica localizada por muito tempo no mesmo local da tela. Assim, a imagem acaba "queimando" os pixels do local e forma uma marca eterna na tela do aparelho. Péssimo, né?
Com o Botão Home virtual, esse risco voltou com tudo. Para resolver esse problema, a Samsung teve de ser criativa.
Através de um programa, a Samsung vai mover o botão automaticamente pela tela em alguns milimitros sempre que você clicar nele. Assim, a empresa não corre o risco de causar o efeito burn-in por causa do botão Home.
A grande ironia da questão é que as telas de LCDs, utilizadas nos smartphones dos últimos anos, matou o efeito burn-in - que acontecia com mais frequência nos aparelhos mais antigos, com telas mais antigas. Porém, as telas dos aparelhos de última geração usam o avançado Super AMOLED, que é ironicamente mais suscetível ao burn-in do que o LCD. Para combater isso, eles criaram essa solução via software.
Quem confirmou essa novidade foi a subsidiária holandesa da Samsung. A informação foi testada e confirmada pelo Galaxy Club, um site especializado nos dispositivos da Samsung.
E aí, o que você achou da novidade? Achava que teria que lidar com o efeito burn-in novamente? Achou interessante a solução criada pela Samsung para lidar com o problema? Conte pra gente a sua opinião através utilizando o campo de comentários abaixo!