Você já pensou em viajar para o Japão? Localizado do outro lado do mundo, o país oriental recebe milhões de turistas todos os dias, mas uma pouca porcentagem de brasileiros. Uma das razões para isso é o tempo de viagem.
A viagem para o Japão é tão longa que praticamente nenhuma empresa do mundo oferece o vôo direto. Quem quer conhecer a Terra do Sol Nascente precisa pegar um vôo com escala em países como os EUA, Canadá ou mesmo os Emirados Árabes.
Agora, porém, a Boeing anunciou um conceito de uma aeronave que está sendo desenvolvida, capaz de fazer dar a volta ao mundo em mais ou menos duas horas ou pouco mais disso.
Segundo a Aviation Week, essa nova aeronave em desenvolvimento pela Boeing seria capaz de voar a uma velocidade cinco vezes maior do que a do som. Ou seja: cerca de 6.125 quilômetros por hora.
Para efeitos de comparação, o Boeing 737, uma das mais recentes aeronaves da empresa, voa a 830 quilômetros por hora.
A circunferência da Terra, segundo informações oficiais, é de cerca de 40.009 quilômetros. Isso significa que essa aeronave seria capaz de dar uma volta ao mundo em seis horas e meia.
A viagem do Brasil para o Japão, por exemplo, seria feito em menos de três horas. A distância entre os dois países é de pouco mais de 17 mil quilômetros, o que seria percorrido rapidamente por essa nova nave.
Para alcançar essa velocidade incrível, a aeronave usaria dois tipos de dispositivos de propulsão. Inicialmente ela usaria uma turbina normal para acelerar e chegar a velocidade de Mach 3, que é três vezes a velocidade do som.
Quando o avião atingisse essa velocidade, ele trocaria o sistema e usaria um scramjet, que permitira que o ar passasse mais rápido pela turbina, acelerando a velocidade.
Porém, para nossa infelicidade, a empresa não pretende transformar essa máquina em um avião comercial. A ideia é produzir uma aeronave de ataque e reconhecimento para fins militares.
Talvez no futuro essa tecnologia possa ser assimilada para vôos comerciais? Quem sabe? Deixe um comentário com a sua opinião sobre essa novidade abaixo!