A NASA divulgou que um asteróide "potencialmente perigoso" está se aproximando da Terra a uma incrível velocidade de 107 mil quilômetros por hora.
O asteróide, chamado de 2002 AJ 129, deverá passar muito perto do nosso planeta no dia 4 de fevereiro. O asteróide tem cerca de 1,12 quilômetros de largura, cerca de 350 metros a mais que o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, em Dubai. Sua velocidade também impressiona: é 15 vezes mais rápido que a aeronave mais rápida do planeta, o hipersônico X-15, que chega a 7,2 mil quilômetros por hora.
Isso não significa, porém, que vamos sofrer danos com esse asteróíde. Normalmente, a NASA marca como "potencialmente perigosos" todos os asteróides que passam a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra e que sejam maiores do que 140 metros, por isso o 2002 AJ 129 foi marcado dessa forma.
Porém, ele passará a 4,2 milhões de quilômetros da Terra, algo como 11 vezes a nossa distância da Lua. Além dessa passagem pelo dia 4 de fevereiro, ele ainda deverá retornar a passar perto da Terra em 2172, onde estará muito perto: cerca de 680 mil quilômetros de distância, o dobro da nossa distância para a Lua.
Segundo especialistas ouvidos pelo jornal Daily Mail, caso esse asteróide batesse na Terra nosso planeta passaria por uma nova era do gelo.
As temperaturas médias do planeta cairiam para 8 graus celsius (hoje são em 14 graus celsius e se subir para 16 pode causar uma extinção irreversível).
Além disos, o impacto da queda, além de destruir praticamente tudo ao redor, ainda levantaria poeira para cobrir a atmosfera da Terra por seis anos, com as cinzas do impacto duranto por até 10 anos.
Isso faria com que a Terra ficasse mais escura, com uma queda de temperatura e muita umidade no ar, o que poderia destruir toda a nossa agricultura e acabar com a raça humana.
Assustador, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar. As chances de algo assim acontecer no dia 4 de fevereiro são completamente minúsculas e nem devem ser consideradas. Estamos todos seguros, ok?
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário com a sua opinião abaixo!