Os torneios de eSports estão em alta no
mercado, principalmente por conta do constante crescimento da audiência ao
redor do mundo. Por isso, as estruturas dessas competições, assim como os
prêmios, estão começando a atingir patamares ainda maiores. Seja em uma
competição de League of Legends ou de Counter-Strike:Global Offensive, a
realidade é que premiações milionárias são cada vez mais comuns.
A pesquisa mais recente de audiência no mundo
dos games, realizada e divulgada pelaempresa NewZoo, mostram que o cenário não para de melhorar.
Em 2018, quase 400 milhões de pessoas assistiram a algum torneio de eSports, o
que significa um aumento de 20%, se comparado com o ano anterior. As receitas
também aumentaram neste período, chegando a mais de US$ 900 milhões.
Esses números refletem a organização, e
também os prêmios, dos torneios que acontecem durante o ano. Se antes eles eram
pequenos e pouco divulgados, atualmente conseguem lotar arenas e estádios
inteiros. Neste cenário, alguns games conseguem mais destaques nos eSports,
seja por ter mais tempo e espaço no mercado, ou apenas por contar com mais
jogadores.
Ser o maior torneio de eSports do mundo pode
ser algo subjetivo, já que existem diferentes aspectos para se considerar, como
premiação, audiência online e público presente. Por isso, selecionamos alguns
que conseguem destaque em um desses pontos, ou até mesmo em todos. São diferentes
competições, algumas mais novas e outras mais antigas e que ainda chamam a
atenção dos jogadores e torcedores.
O The International, por exemplo, é a competição de Dota 2 mais famosa entre os
jogadores e fãs. As cinco últimas edições bateram recorde de premiação
financeira no cenário do eSports. Em 2018, por exemplo, foram mais de US$ 25
milhões para as equipes melhores classificadas. Além disso, o público do
torneio conseguiu lotar os 19 mil assentos da Rogers Arena, no Canadá. Neste
ano, a expectativa é de números ainda melhores.
A League of Legends World Championship é
outro torneio com excelentes números, principalmente se o assunto é audiência.
Foram mais de 200 milhões de pessoas acompanhando online as partidas de LoL,
com uma média de 46 milhões de espectadores por partida, como mostra os dados
da ESC. Foi o torneio mais assistido na história do eSports. Além disso, a
competição conseguiu vender mais de 50 mil ingressos para os três dias de
disputa na Coreia do Sul.
Estreante em 2018, o PUBG Global Invitational
foi um sucesso que poucos esperavam. Disputado na Mercedes-Benz Arena, em
Berlim, a competição reuniu 20 times para uma premiação de US$ 20 milhões. A
audiência também não fez feio, com mais de 60 milhões de espectadores online.
O game Counter-Strike:Global Offensive é um
dos veteranos do eSports, mas que continua a crescer. Com um calendário forte e
bem estruturado, as competições costumam contar com uma forte audiência, e
também boas premiações. Por exemplo, a equipe dinamarquesa Astralis recebeu uma
premiação de US$ 1 milhão por ter sido a equipe com mais conquistas na
temporada.
Agora em 2019, o primeiro torneio de grande
porte vai acontecer na cidade de Katowice, na Polônia. Os times vão disputar o
prêmio de US$ 500 mil para o primeiro colocado, e tem equipe brasileira
sonhando com título. Após uma temporada ruim no ano passado, a MIBR redesenhou a estrutura da equipe, voltou a
contar só com jogadores brasileiros e sonham em desbancar o favoritismo da
Astralis.
Porém, o caminho não será fácil, já que vai
ser a primeira competição da equipe com a nova line-up. Por isso, a MIBR não
entra como favorita, nem mesmo nos números do portalde apostas da Betway. Com apenas 12,5%, no dia 8 de fevereiro, os
brasileiros são apenas a terceira equipe com mais chance de título. O site
exclusivo para apostas em torneios de eSports coloca a Astralis e a Liquid como
possíveis campeãs.
O ano de 2019 deve ser de mais crescimento no
mundo do eSports, com receitas chegando na casa dos bilhões. Por isso, este
mercado continua sendo uma das principais forças no mundo do entretenimento, e
os torneios não param de crescer. Não se surpreenda caso nos próximos anos
algumas dessas competições que citamos comecem a ameaçar e disputar público com
eventos históricos, como a Copa do Mundo ou até as Olimpíadas.