O Spotify é, hoje, uma das mais importantes ferramentas para o mercado da música, especialmente para artistas que querem se popularizar perante o público.
Por exemplo, ter uma música colocada em uma playlist de sucesso e popular no Spotify significa ganhar bastante dinheiro com as visualizações do público, além de ganhar fama e reconhecimento do público, o que pode alavancar outras músicas e álbuns.
Porém, até o momento apenas artistas com acordos com gravadoras poderiam colocar as suas músicas no Spotify.
Isso criava uma barreira complicada para músicos independentes, que precisavam de um acordo com alguma gravadora, mesmo que pequena, para divulgar seu material ao público.
Agora, porém, o Spotify anunciou que permitirá que artistas independentes coloquem suas músicas diretamente no serviço também.
Essa função do Spotifiy foi lançada hoje na beta do Spotify for Artists, uma dashboard online que foi lançada no ano passado. A nova versão já permite que os artistas independentes upem as suas músicas gratuitamente no Spotify.
Além da dashboard, o Spotify for Artists também conta com um aplicativo mobile que permite ao artista conferir métricas em relação às suas músicas (quantas vezes foram ouvidas, por quem, os ouvintes moram onde, tem quantos anos, qual o gênero deles?).
Além de poder colocar as músicas no Spotify, os artistas independentes terão um controle bem grande das suas canções no Spotify, podendo editar o metadata das canções e outros detalhes. Além disso, poderão definir quando as músicas serão lançadas no Spotify (podem programar para estrear em um dia determinado).
Também muito importante é o fato de que os royalties pagos para os artistas independentes são exatamente os mesmos pagos para os artistas com gravadoras. Os depósitos com os pagamentos serão feitos nas contas bancárias determinadas pelo artista todos os meses.
A possibilidade de expor suas músicas no Spotify é totalmente gratuita e não será cobrada nenhuma taxa ou comissão desse serviço.
Portanto, quem tem o sonho de montar uma banda, essa é a hora! Reúna os amigos, alugue um estúdio e grave suas canções. Quem sabe elas não estouram no Spotify?
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!